MAIS LIDAS
VER TODOS

SUS

Paraná reforça capacitação de vacinadores e amplia atendimentos online

O programa utiliza tecnologia de diagnóstico a distância para exames como eletrocardiogramas e consultas dermatológicas

Da Redação

·
A Telessaúde melhora o acesso da população a diagnósticos precisos e rápidos, diminuindo deslocamentos desnecessários e otimizando o atendimento médico
Icone Camera Foto por Foto: SESA-PR
A Telessaúde melhora o acesso da população a diagnósticos precisos e rápidos, diminuindo deslocamentos desnecessários e otimizando o atendimento médico
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2024, 13:50:06 Editado em 12.12.2024, 13:51:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O fortalecimento da imunização no Paraná foi tema do encontro da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), realizado nesta quinta-feira (12), em Curitiba. Representantes da secretaria estadual da Saúde (Sesa) e gestores municipais aprovaram um conjunto de medidas voltadas para a capacitação técnica de profissionais, a fim de promover maior segurança e otimizar o processo de imunização da população.

Um dos destaques da reunião foi a aprovação de um plano para qualificar as 1.850 salas de vacinação no Estado. A iniciativa prevê a seleção de tutores experientes em imunização, que serão responsáveis pela condução de capacitações teórico-práticas nas macrorregiões de saúde. As atividades incluem aulas presenciais, testes de avaliação e a elaboração de um curso autoinstrucional de 40 horas, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP).

continua após publicidade

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância do investimento na formação dos vacinadores. "Vacinação é uma das principais ferramentas de saúde pública. Garantir que nossos profissionais estejam atualizados e capacitados é essencial para a eficácia do processo vacinal e para a confiança da população nas vacinas”, afirma o secretário. “Estamos comprometidos em oferecer qualidade técnica e suporte para que o Paraná siga como referência na cobertura vacinal no país."

LEIA MAIS: Queda de árvore interdita rua e rompe cabos de energia em Apucarana

continua após publicidade

Além dos treinamentos, o plano de capacitação também prevê a distribuição de um manual atualizado de boas práticas aos municípios, garantindo a padronização dos procedimentos nas unidades de saúde.

TELESSAÚDE - Outra pauta pactuada no CIB/PR foi a expansão do serviço de telediagnóstico em eletrocardiograma para mais 10 regiões da saúde, alcançando 184 novos municípios em 2024. O programa utiliza tecnologia de diagnóstico a distância para exames como eletrocardiogramas e consultas dermatológicas, permitindo que especialistas do SUS emitam laudos de forma ágil e eficiente.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

continua após publicidade

"O Telessaúde é um avanço estratégico que une tecnologia e saúde pública. Ele amplia o acesso da população a diagnósticos precisos e rápidos, diminuindo deslocamentos desnecessários e otimizando o atendimento médico. Nosso objetivo é levar esse benefício para cada vez mais paranaenses," enfatiza o secretário estadual da Saúde.

O serviço, atualmente implantado em sete cidades da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, será ampliado com base na demanda dos gestores municipais e na infraestrutura local.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná reforça capacitação de vacinadores e amplia atendimentos online"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!