MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Papa Leão XIV é americano e tem cidadania peruana; entenda

A escolha do cardeal americano Robert Francis Prevost para suceder o papa Francisco gerou forte repercussão no Peru. Embora tenha nascido em Chicago (EUA), o novo sumo pontífice - que adotou o nome de Leão XIV - tem cidadania peruana desde 2015. O próprio

Zeca Ferreira (via Agência Estado)

·
Escrito por Zeca Ferreira (via Agência Estado)
Publicado em 08.05.2025, 17:56:00 Editado em 08.05.2025, 18:04:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A escolha do cardeal americano Robert Francis Prevost para suceder o papa Francisco gerou forte repercussão no Peru. Embora tenha nascido em Chicago (EUA), o novo sumo pontífice - que adotou o nome de Leão XIV - tem cidadania peruana desde 2015. O próprio governo do país latino-americano comemorou a escolha de um "papa peruano" em uma publicação em seus canais oficiais.

continua após publicidade

"O papa é peruano e está afiliado ao Seguro Integral de Saúde (SIS)", diz uma publicação feita pelo Ministério da Saúde do Peru.

Além de destacar a cidadania peruana de Leão XIV, o texto afirma que o cadastro do santo padre no sistema de saúde peruano foi criado em 2023 e segue válido até hoje. "Sua unidade de atendimento de origem é o Centro de Saúde José Olaya de Chiclayo, localizado na região de Lambayeque".

continua após publicidade

Leão XIV chegou ao Peru em 1985 como missionário agostiniano e realizou extenso trabalho pastoral. Serviu como bispo de Chiclayo, quarta cidade mais populosa do Peru, com 600 mil habitantes.

No pontificado de Francisco, foi nomeado cardeal em 2023. Desde então, chefiava o Dicastério para os Bispos e a Comissão Pontifícia para a América Latina, cargo importante que evidencia sua proximidade com o papa anterior.

As ligações do novo papa com o Peru foram destacadas pela imprensa do país. Em tom festivo, jornais tradicionais como El Comercio, La República e Perú21 ressaltaram a dupla cidadania do sumo pontífice. O jornal Trome chegou a publicar uma matéria afirmando que Leão XIV poderá votar nas próximas eleições do Peru, marcadas para o próximo ano.

continua após publicidade

A diocese de Chiclayo também comemorou a escolha de Leão XIV. O atual bispo da cidade, Edinson Farfán Córdova, afirmou que o novo papa vem para dar continuidade ao trabalho de Francisco. Ele destacou o lado social de Leão XIV e sua relação com os pobres.

O bispo disse também que o novo papa "é muito sensível ao tema da pobreza. Estou certíssimo de que escolheu o nome de Leão XIV por causa do Papa Leão XIII, pai da doutrina social da Igreja".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Papa Leão XIV é americano e tem cidadania peruana; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!