O papa Francisco teve uma noite tranquila no hospital, mas precisou de outra aplicação de oxigênio nesta manhã, informou o Vaticano na manhã deste domingo (23).
O que aconteceu
"A noite foi tranquila, o papa descansou." O curto comunicado do Vaticano ocorre um dia depois de o último boletim apontar "estado crítico". Apesar disso, o pontífice precisou de aplicação de oxigênio nesta manhã. Segundo a instituição, ele está passando por exames, e um novo boletim deve sair até esta noite.
Francisco teve piora ontem. Comunicado divulgado apontou novas complicações após jesuíta sofrer uma crise asmática prolongada. Ele precisou de "aplicação de oxigênio em alto fluxo" e de uma transfusão de sangue.
Papa está com anemia. Além disso, exames realizados no sábado revelaram uma plaquetopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue), o que demandou as transfusões. Pela primeira vez, falou-se em "prognóstico reservado".
Quadro grave. Na análise do pneumologista Elie Fiss, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o quadro descrito ontem sinaliza um agravamento considerável nas condições de saúde do pontífice, de 88 anos. Segundo explicou o médico, o alto fluxo de oxigênio é uma terapia respiratória não invasiva cujo objetivo é fornecer oxigênio ao paciente. De acordo com Elie Fiss, os resultados do exame de sangue também indicam um agravamento do quadro.
Francisco está internado no 10° andar do hospital Gemelli, em Roma. O hospital universitário de referência na Itália conta com uma capela onde o papa pode rezar e receber a eucaristia.
Roma vive clima de apreensão
Diante do agravamento do estado de saúde do papa Francisco, o clima em Roma é de apreensão. A notícia de que seu estado continuava crítico e que os médicos temiam por uma infecção generalizada veio no momento em que centenas de peregrinos chegavam à cidade para as celebrações do feriado católico do Jubileu 2025, que acontece a cada 25 anos.
Manifestações de solidariedade se intensificam. Com a ausência do maior representante da igreja católica no Jubileu, as demonstrações de apoio se intensificam na praça São Pedro. Pessoas em toda a América Latina rezam pelo papa Francisco, o primeiro líder da Igreja Católica nascido na região, em meio a atualizações do Vaticano sobre o estado crítico de saúde do pontífice.
Fonte: Estadão Conteúdo
Deixe seu comentário sobre: "Papa Francisco teve noite tranquila no hospital, diz Vaticano"