MAIS LIDAS
VER TODOS

POLÊMICA

Papa Francisco é acusado de fazer propaganda pró-Rússia; entenda

O governo da Ucrânia acusou o pontífice após ele fazer um discurso para os jovens russos

Da Redação

·
Papa Francisco
Icone Camera Foto por Reprodução
Papa Francisco
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2023, 11:19:40 Editado em 29.08.2023, 11:19:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo da Ucrânia acusou o Papa Francisco de fazer propaganda pró-Rússia depois que o pontífice pediu que os jovens russos não se esqueçam de suas "heranças". A fala do religioso foi divulgada na última sexta-feira (25), em um vídeo exibido durante um evento realizado em São Petersburgo.

continua após publicidade

“Não se esqueçam da sua herança. Vocês são os descendentes da grande Rússia: a grande Rússia dos santos, dos governantes, a grande Rússia de Pedro I, Catarina II, aquele império educado, de grande cultura e de grande humanidade", disse o papa. "Nunca desistam desta herança. Vocês são descendentes da grande Mãe Rússia, avancem com ela. E obrigado, obrigado pelo seu jeito de ser, pelo seu jeito russo de ser.”

Apesar de a transcrição do discurso publicada no site do Vaticano não ter incluído a parte em que o papa cita a "Mãe Rússia", Kiev tomou conhecimento dos comentários e demonstrou insatisfação com a fala.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Papa faz alerta sobre os perigos da inteligência artificial; confira

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, o discurso do pontífice se assemelhou ao utilizado por Vladimir Putin para justificar a invasão da Ucrânia.

“É precisamente com esta propaganda imperialista, os ‘laços espirituais’ e a ‘necessidade’ de salvar a ‘grande Mãe Rússia’ que o Kremlin justifica o assassinato de milhares de ucranianos e a destruição de cidades e aldeias ucranianas”, afirmou Oleg Nikolenko, em comunicado divulgado no Facebook.

continua após publicidade

Kremlin elogia o papa

Já o Kremlin recebeu com entusiasmo a fala do papa e chamou de “admirável” o conhecimento do líder da Igreja Católica sobre a história russa.

“É profundo e o legado é muito antigo, não se restringe apenas a Pedro I. Toda a sociedade e as escolas trabalham arduamente para entregar isto aos jovens. E o fato de o apelo do pontífice estar em uníssono com estes esforços é extremamente encorajador”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Após a repercussão negativa, o Vaticano veio a público esclarecer o episódio, e garantiu que a fala do pontífice não teve como objetivo “glorificar a lógica imperial”.

“O Papa pretendia encorajar os jovens a preservar e promover o que existe de positivo na grande herança cultural e espiritual da Rússia, e certamente não exaltar lógicas imperialistas e personalidades governamentais”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni nesta terça-feira (29).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Papa Francisco é acusado de fazer propaganda pró-Rússia; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!