MAIS LIDAS
VER TODOS

IGREJA CATÓLICA

Papa Francisco canoniza primeira santa do Uruguai

O pontífice argentino também canonizou outros nove santos, neste domingo (15)

Da Redação

·
Papa Francisco canoniza primeira santa do Uruguai
Icone Camera Foto por Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2022, 15:53:29 Editado em 16.05.2022, 15:53:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Neste domingo (15), o Papa Francisco canonizou 10 novos santos, incluindo a primeira santa do Uruguai, a religiosa ítalo-uruguaia Francisca Rubatto, diante de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano.

continua após publicidade

O pontífice argentino, vestido com paramentos sagrados de cor branca e que permaneceu sentado devido às dores no joelho, pronunciou a frase com a qual proclamou Rubatto (1844-1904), que dedicou parte de sua vida a ajudar os pobres de vários países da América do Sul, como santa.

Durante a cerimônia, a primeira em três anos devido à pandemia de Covid, o papa canonizou outros nove santos, incluindo o francês Charles de Foucauld (1858-1916), o jornalista holandês Titus Brandsma, executado no campo de extermínio nazista de Dachau, em 1942, e Lázaro, um mártir indiano do século XVIII.

continua após publicidade

"Estes santos fomentaram o crescimento social e espiritual, enquanto tristemente aumentam as tensões, as guerras e as distâncias no mundo. Que os novos santos inspirem o diálogo e especialmente o coração e a mente dos que têm postos de responsabilidade e são chamados a serem protagonistas da paz e não da guerra", afirmou Francisco ao final da cerimônia.

Durante a missa em latim, foi pronunciado o tradicional verso que pede que os 10 candidatos sejam inscritos no chamado Livro dos Santos para que sejam venerados pela Igreja. Esta é uma das canonizações mais numerosas da história, com a presença de delegações de vários países da Europa, África e América Latina, além de parentes e integrantes de ordens religiosas.

Os retratos dos 10 novos santos foram posicionados na fachada da Basílica de São Pedro, diante de quase 50.000 peregrinos, segundo os dados divulgados pelo Vaticano.

continua após publicidade

Entre os integrantes das delegações oficiais presentes estavam o presidente da Itália, Sergio Mattarella, o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, o chanceler da Holanda, Wopke Hoekstra, assim como 50 cardeais e quase 300 padres e bispos.

Considerado o país mais laico da América Latina, o Uruguai tinha uma delegação formada sobretudo por religiosos, incluindo o arcebispo Carlos Collazzi, ex-presidente da Conferência Episcopal uruguaia.

O papa Francisco, de 85 anos, seguiu de automóvel até uma curta distância do altar e evitou usar a cadeira de rodas. Grupos de peregrinos usavam lenços com o nome e o rosto dos novos santos.

continua após publicidade

"Sinto uma grande emoção por estar aqui em Roma, com o papa, e assistir a proclamação da primeira santa uruguaia, que ajudou as crianças e os necessitados, e sobretudo pelo Uruguai", declarou à AFP a colombiana Nancy Gómez.

A canonização de "Madre Rubatto", como era chamada, será festejada no Uruguai com uma missa no santuário e e outra cerimônia religiosa acontecerá em 29 de maio na Catedral de Montevidéu.

Ela foi proclamada beata pelo papa João Paulo II em 10 de outubro de 1993. No ano de 2020, a Igreja reconheceu sua intervenção em um segundo milagre, o que permitiu alcançar a glória dos altares, como estabelecem as normas do Vaticano.


Fonte: Matéria do g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Papa Francisco canoniza primeira santa do Uruguai"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!