MAIS LIDAS
VER TODOS

Síndrome de Li-Fraumeni

Pai com síndrome rara perde três filhos para o câncer: 'Tanta dor'

"Num período de quatro anos perdi os três filhos. É impossível administrar tanta dor, tanta sofrimento e ter luto ao mesmo tempo"

Da Redação

·
Régis perdeu os três filhos em um período de quatro anos
Icone Camera Foto por Arquivo pessoal
Régis perdeu os três filhos em um período de quatro anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.12.2022, 09:52:02 Editado em 02.12.2022, 09:52:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma condição hereditária rara fez com que o corretor de imóveis Régis Feitosa Mota tivesse uma perda irreparável: ver os três filhos partirem por conta do câncer. Quando tinha 46 anos, Mota descobriu que tinha a síndrome de Li-Fraumeni, doença que deixa a pessoa mais suscetível ao aparecimento da doença.

continua após publicidade

"Foi uma coisa muito em cima uma da outra que não deu nem tempo para ter luto porque era terminando o tratamento de um filho e começando o do outro, e falecendo outro, e assim num período de quatro anos perdi os três filhos. É impossível administrar tanta dor, tanta sofrimento e ter luto ao mesmo tempo", disse Regis, em uma entrevista ao G1.

O portador dessa síndrome tem a produção da proteína TP53, responsável por impedir o crescimento de tumores, insuficiente. Por conta disso, essa condição hereditária oferece vulnerabilidade a diversos tipos de cânceres durante a vida. A probabilidade é de 90% de chances de os portadores terem o câncer até os 70 anos.

continua após publicidade

Leia mais: Dermatologistas atendem gratuitamente durante campanha em Apucarana

Já a probabilidade de repassar o gene deficiente para os filhos é de 50%. No caso da família de Regis, os três tiveram que conviver com a doença.

"Isso nos uniu bastante. Eles tinham muita força, muita aceitação apesar da doença e da gravidade todos sabiam, mesmo a mais nova. Sempre procurávamos manter a alegria, a harmonia. Os meninos deixaram um legado muito grande de ensinamento", diz Régis.

continua após publicidade

De acordo com o corretor, a filha caçula, chamada de Beatriz, faleceu em 2018, com 10 anos. Ela foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda. Já Pedro, de 22 anos, teve cinco episódios de câncer e morreu em 2020 com um tumor no cérebro.

A filha mais velha de Régis, Anna Carolina, de 25 anos, descobriu que também tinha um tumor no cérebro. Ela foi diagnosticada com a doença em 2021 e, mesmo realizando tratamento, não resistiu e morreu em novembro deste ano.

Régis enfrenta a quimioterapia todos os dias, e a sua motivação para luta é a memória dolorida da perda dos filhos. Nas redes sociais, ele tem mais de 200 mil seguidores e os motiva com mensagens a respeito de transformar a dor em amor.

continua após publicidade

"Esse tem sido o objetivo principal. Transformar vidas, impactar vidas. Se essa dor toda, todo esse sofrimento, essas perdas não podem ficar em vão. A meu ver, hoje elas têm uma missão maior que é impactar vidas", conclui.

As informações são do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pai com síndrome rara perde três filhos para o câncer: 'Tanta dor'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!