MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Padre Robson: ministro do STJ nega recurso para reverter trancamento de inquérito

O ministro Olindo Menezes, desembargador convocado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para atuar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um recurso do Ministério Público de Goiás contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado que tran

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2021, 11:33:00 Editado em 24.05.2021, 11:40:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro Olindo Menezes, desembargador convocado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para atuar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um recurso do Ministério Público de Goiás contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado que trancou o inquérito contra Robson de Oliveira Pereira, conhecido como padre Robson.

continua após publicidade

Menezes entendeu que o recurso era "flagrantemente intempestivo" apontando que o Ministério Público do Estado demorou mais de 15 dias para protocolar a peça questionando a decisão do TJ-GO. Além disso, considerou que havia nos autos manifestação da Promotoria pedindo a extinção do processo argumentando que o mesmo estaria prejudicado uma vez que denúncia contra o padre havia sido aceita pela Justiça.

Na decisão questionada pelo Ministério Público de Goiás, a corte estadual viu "atipicidade de conduta" e determinou o trancamento do inquérito contra Padre Robson e outras pessoas sob suspeita de desviar recursos doados à Associação Filhos do Pai Eterno.

continua após publicidade

Segundo tal acórdão, o padre entregou à Polícia celulares e computadores invadidos por suposto hacker para que fosse iniciada uma investigação sobre extorsão que Robson estaria sofrendo.

Tal chantagem levou o padre a pagar para evitar a divulgação do suposto material hackeado, "tendo sido efetuadas várias movimentações, que totalizaram, aproximadamente, R$ 3 milhões, utilizando-se de recurso da AFIPE, o que gerou as suspeitas pelo Ministério Público, do uso indevido de dinheiro recolhido mediante doação de milhares de fiéis para fins diversos do proposto pela associação".

Foi então que a investigação foi aberta, para apurar suposta prática dos delitos de apropriação indébita e lavagem de capitais, "por meio de organização criminosa, a qual desviava recursos doados à Associação Filhos do Pai Eterno". As apurações levaram à quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático dos investigados.

continua após publicidade

A Promotoria de Goiás recorreu da decisão que trancou o inquérito junto ao próprio Tribunal de Justiça estadual e conseguiu que os efeitos do acórdão questionado fossem suspensos. Logo depois, o MP apresentou a denúncia contra padre Robson e a Justiça colocou ele e outros envolvidos no banco dos réus.

No entanto, quatro dias depois de a Justiça aceitar a denúncia, desembargador do TJ de Goiás acolheu pedido da defesa e cassou o efeito suspensivo antes concedido. Em outra frente, o ministro Nefi Cordeiro, do STJ, havia deferido liminar em habeas corpus sustando o andamento da ação criminal até o julgamento de mérito do pedido na corte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Padre Robson: ministro do STJ nega recurso para reverter trancamento de inquérito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!