MAIS LIDAS
VER TODOS

Distrito Federal

Padre é proibido de realizar exorcismo no Brasil; entenda

Debates sobre a prática do exorcismo voltaram à tona na Igreja Católica por conta de uma polêmica envolvendo um padre

Da Redação

·
Padre é proibido de realizar exorcismo no Brasil; entenda
Icone Camera Foto por iStock
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.02.2022, 11:01:27 Editado em 21.02.2022, 11:01:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Debates sobre a prática do exorcismo voltaram à tona na Igreja Católica por conta de uma polêmica envolvendo um padre do Distrito Federal. Há diversos pontos de vista em relação ao ritual na religião e, para atuar com a prática, é necessário que o sacerdote tenha autorização. Na última semana, o padre Vanilson da Silva, o único exorcista que a capital federal tinha, alegou que foi proibido de atuar pela Arquidiocese de Brasília.

continua após publicidade

O padre Vanilson da Silva, que atuava na Associação Padre Júlio Negrizzolo, na região de São Sebastião, no Distrito Federal, divulgou uma comunicado nas redes sociais, na quinta-feira (10), para informar os fiéis sobre sua suspensão. No texto, o religioso informou ter sido proibido de atuar, mas não citou o motivo que levou à medida

Ele disse apenas que as reuniões que culminaram na decisão foram realizadas sem a presença dele.

continua após publicidade

"Me senti violentamente desrespeitado. Eu, como objeto das reuniões, nunca fui ouvido", disse no texto.

continua após publicidade

Após a polêmica, a Arquidiocese de Brasília afirmou, em nota, que "as tratativas foram iniciadas para melhor discernir tanto o bem do referido sacerdote como do Povo de Deus". No entanto, também não esclareceu o motivo para o afastamento e a nomeação de um novo sacerdote.

Exorcismo

De acordo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o ato do exorcismo se vale de rituais, palavras e oráculos e é baseado em ensinamentos da Igreja, para expulsar espíritos malignos – das pessoas, lugares e objetos que são supostamente possuídos ou atormentados por eles.

continua após publicidade

Segundo o professor do departamento de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Edin Abumanssur, que concedeu uma entrevista ao g1, "[O ritual] não é uma coisa absurda dentro da Igreja Católica". Edin afirma que existem regras para a prática, mas que existem padres que não concordam com o exorcismo. Um dos motivos pode ser a discordância do que seria uma possessão no conceito da igreja.

"O próprio ritual dá margem para que a ideia da possessão seja compreendida como uma questão psiquiátrica", diz Edin Abumanssur.

continua após publicidade

O professor acredita que o exorcismo é mais alvo de polêmica entre grupos específicos. "É um tabu em um meio mais intelectualizado, segmentos mais afluentes, que dão outra interpretação", diz ele.

Ainda segundo Abumanssur, o exorcismo deve passar por um protocolo rígido e ser considerado apenas como último recurso. "O padre tem que ter muita certeza, deve ter analisado exames psiquiátricos antes de realizar o exorcismo."

Caso seja praticado, Abumanssur destaca que o ritual deve ser discreto, na presença apenas de familiares.

continua após publicidade

Para o professor, historicamente, o exorcismo é uma forma que as pessoas encontraram para lidar com a dor e o sofrimento. Ele afirma ainda que a prática não é exclusiva da crença cristã, sendo que rituais semelhantes são encontrados em outras culturas.

Mudanças na Igreja Católica

Em 1999, a Igreja Católica fez a primeira grande atualização nas regras sobre exorcismo desde 1614, distinguindo a possessão demoníaca de doenças físicas e psicológicas. Uma cartilha, lançada em 2017, recomenda que cada bispo nomeie um padre, em sua diocese, para esta função. A recomendação é feita com base no Direito Canônico, conjunto de leis que regula a Igreja.

Em 2018, o Vaticano abriu as portas para um curso anual de exorcismo, em meio a uma demanda crescente de comunidades católicas ao redor do mundo. Cerca de 250 padres, de 50 países, participaram para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demônios".

Um ano antes, o Papa Francisco havia dito para sacerdotes que a maioria dos transtornos são de porte "psicológico" e que, portanto, devem ser curados "através da colaboração sadia com as humanidades". No entanto, o papa reconheceu que certos problemas espirituais podem necessitar de exorcistas.

Fonte: G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Padre é proibido de realizar exorcismo no Brasil; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!