Um enfermeiro que trabalha em um Pronto Atendimento (PA) de Araçariguama (SP) registrou boletim de ocorrência após ser vítima de racismo e injúria racial por parte de um paciente que aguardava para ser atendido.
- LEIA MAIS: Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários
À TV TEM, Joelson Nascimento disse que a situação ocorreu na manhã de sexta-feira (19), por volta das 7h50. O paciente estava acompanhado da esposa e foi chamado para fazer o atendimento inicial. Segundo Joelson, foi neste momento que as agressões verbais começaram.
A situação durou cerca de seis minutos. O profissional relata que o casal demonstrou agressividade por ser atendido pelo homem. ”Ele falou que não queria ser atendido por mim, que eu tinha capacidade e nem competência para atendê-lo pelo fato de eu ser negro. Já passei por episódios assim, mas foi a primeira vez durante o exercício da profissão.”
Joelson Nascimento mora em São Roque (SP) e atua como enfermeiro desde 2018, trabalhando há cerca de um ano no P.A. de Araçariguama.
“Como profissional busco sempre dar uma atenção com humildade e profissionalismo a todos os pacientes que atendo. Existe uma falta de respeito muito grande aos profissionais de saúde da enfermagem no nosso país”, afirma.
Segundo Joelson, quando ele foi até a delegacia para registrar o boletim de ocorrência, foi informado de que o agressor já tinha outros dois boletins registrados por racismo e agressão.
As informações são do g1
Deixe seu comentário sobre: "Paciente xinga e recusa atendimento de enfermeiro por ele ser negro"