Paciente que vivia há 51 anos no hospital morre em São Paulo - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Hospital das Clínicas

Paciente que vivia há 51 anos no hospital morre em São Paulo

Foto por Reprodução/YouTube/Paulo Henrique Machado
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Na tarde desta quarta-feira (18), morreu Paulo Henrique Machado, paciente que morava há 51 anos no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. 

Desde 1969, Paulo vivia no hospital após ter contraído poliomielite, ainda quando bebê, e necessitou de cuidados adequados, por conta das sequelas causadas pela doença. Não se sabe a causa da morte. 

Quando tinha um ano e meio de vida, Paulo começou a morar no hospital. Em uma entrevista, o paciente contou que sua mãe faleceu dois dias após seu parto. Ainda quando bebê, ele teve paralisia infantil que atingiu o sistema respiratório, fazendo com que precisasse de um aparelho de respiração para viver. 

Por mais que vivesse no hospital, Paulo estudou, aprendeu a ler e escrever, completou o ensino médio e fez vário cursos de informática e na área de softwares. O paciente mostrava como era sua rotina em um canal do YouTube e página no Facebook. 

Há duas semanas, o paciente tinha realizado uma live em seu canal do YouTube, intitulado "Apesar de Tudo, Estamos Vivos!".  Na gravação, Paulo relatou que estava tendo problemas no estômago e informa que estava com pedra na vesícula. O paciente disse que sentia muitas dores. 

Em uma nota enviada a UOL, o Hospital das Clínicas lamentou a morte de Paulo.

"O Hospital das Clínicas da FMUSP informa com pesar o falecimento do paciente Paulo Henrique Machado. Paulo contraiu poliomielite quando criança e há 51 anos era morador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia devido às sequelas da doença e aos cuidados especiais que a sua condição clínica inspirava. Durante todo este período, teve a atenção humanizada e especializada dos profissionais do Hospital."

Com informações; UOL.

Deixe seu comentário sobre: "Paciente que vivia há 51 anos no hospital morre em São Paulo"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.