MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

PA: operação estadual contra desmatamento prende 9 pessoas e destrói equipamentos

Uma operação realizada por órgãos estaduais do Pará contra criminosos que atuam na Amazônia resultou na prisão de nove pessoas, fechamento de uma serraria e apreensão de seis tratores, dois caminhões e uma balsa draga. A ação apreendeu ainda 185 metros cú

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2020, 10:33:00 Editado em 01.09.2020, 10:38:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma operação realizada por órgãos estaduais do Pará contra criminosos que atuam na Amazônia resultou na prisão de nove pessoas, fechamento de uma serraria e apreensão de seis tratores, dois caminhões e uma balsa draga. A ação apreendeu ainda 185 metros cúbicos (m3) de madeira em tora, 239 m3 de material serrado e estaca.

continua após publicidade

A ação foi realizada pelo governo paraense, sem participação de órgãos federais como Ibama e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Batizada de "Amazônia Viva", a operação contou com a participação de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca), da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipamb), do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) e do Centro de Perícias Renato Chaves (CPC).

Segundo o governo do Pará, as equipes encontraram madeireiras clandestinas em áreas fechadas e de difícil acesso dentro da floresta. A ação ocorre no chamado "verão amazônico", período sem chuvas que concentra a atuação de criminosos para realizar queimadas ilegais. Foram apreendidas 27 armas de fogo e 62 munições. Além das prisões e apreensões, foram inutilizados cinco acampamentos, um trator, um caminhão e um gerador de energia.

continua após publicidade

As operações foram realizadas em 15 municípios que concentravam focos de calor ou clareiras, mapeados por satélite, entre os dias 17 e 29 de agosto. São eles: Uruará, Santarém, Mojuí dos Campos, Prainha, Anapu, Senador José Porfírio, Pacajá, Portel, Novo Repartimento, Itaituba, Rurópolis, Trairão, Novo Progresso, São Félix do Xingu e Altamira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "PA: operação estadual contra desmatamento prende 9 pessoas e destrói equipamentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!