MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Operação Poturu mira desmatamento e ações ilegais de garimpos no PA

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal deflagraram a Operação Poturu nesta terça e quarta-feira, 3 e 4, reprimir a prática de garimpo ilegal no entorno de terras indígenas no norte do Pará, na região conhecida como Calha Norte. A ofensiva visa a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2021, 18:49:00 Editado em 04.08.2021, 18:56:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal deflagraram a Operação Poturu nesta terça e quarta-feira, 3 e 4, reprimir a prática de garimpo ilegal no entorno de terras indígenas no norte do Pará, na região conhecida como Calha Norte. A ofensiva visa apreender e destruir máquinas usadas nos delitos, além de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.

continua após publicidade

A PF estima dano ambiental na ordem de R$ 74,5 milhões na área de garimpo de 325 hectares, conhecida como "13 de Maio", pelos danos causados com o desmatamento e a extração mineral. Cerca de 40 policiais federais e 16 integrantes de órgãos parceiros atuaram na desarticulação do garimpo ilegal, localizado no município de Almeirim, no Pará.

Ao longo da operação foram coletadas amostras de ouro, que passarão a constar em um banco de dados da Polícia Federal. A longo prazo, tal procedimento deve permitir a identificação da origem de futuras apreensões do mineral. Foram apreendidas ainda duas retroescavadeiras hidráulicas, oito motores de seis polegadas e uma espingarda, indicou a PF.

continua após publicidade

"Integraram a equipe policiais federais capacitados na contenção de distúrbios civis, visando preservar a integridade dos indígenas e dos invasores, e peritos criminais federais, para análise de vestígios dos graves crimes ambientais cometidos na região. Devido às grandes distâncias e impossibilidade de acesso terrestre até os pontos de intervenção, foram empregadas aeronaves da Polícia Federal e da Divisão do Subcomando de Suporte Aerotático da PRF", explicou a PF em nota.

Além da PF e PRF, participaram da operação agentes do Ibama, Funai, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Segurança Pública e Grupo Tático Aéreo do Amapá e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Operação Poturu mira desmatamento e ações ilegais de garimpos no PA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!