MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Operação no Rio foca na falsificação de documentos e no comércio ilegal de armas

A Polícia Federal (PF) abriu nesta quinta-feira, 10, a Operação Confessio contra um esquema de fraude documental para burlar a fiscalização e o controle na aquisição, posse, porte e comercialização de armas de fogo e munições. A ação tem apoio do Serviço

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2022, 12:55:00 Editado em 10.02.2022, 13:00:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal (PF) abriu nesta quinta-feira, 10, a Operação Confessio contra um esquema de fraude documental para burlar a fiscalização e o controle na aquisição, posse, porte e comercialização de armas de fogo e munições. A ação tem apoio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar do Exército.

continua após publicidade

Ao todo, 130 policiais federais cumprem 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal da Subseção Judiciária de São João de Meriti no Estado do Rio de Janeiro. As cidades onde são feitas as buscas não foram divulgadas.

Segundo as investigações, documentos como os Certificados de Registro de Arma de Fogo (CRAFs) eram falsificados por criminosos para ludibriar a fiscalização, o que permitia trafegar e portar livremente as armas. Também foi descoberta a falsificação de documentos usados no processo de compra de arma de fogo por Caçador, Atirador e Colecionador (CAC) junto a estabelecimentos comerciais.

continua após publicidade

De acordo com a investigação, a falsificação envolvia despachantes, compradores de armas, CACs e comerciantes permitiam aos compradores - sem se submeteram à avaliação psicológica e teste de capacidade técnica, exigência da lei - adquirir as armas de forma ilegal.

Foram falsificados os seguintes registros: Certificados de Registro de Armas de Fogo (CRAFs); Guias de Tráfego; Certificados de Registro (CRs); Requerimento para Aquisição de Arma de Fogo e Acessório. O Exército participa da operação porque tem a atribuição de emitir esses documentos, seguindo o regramento previsto em lei.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Operação no Rio foca na falsificação de documentos e no comércio ilegal de armas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!