MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Operação na favela do Jacarezinho, no Rio, dá início a projeto que substitui UPPs

Oito meses após a operação que resultou em 28 mortos no Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, 1,2 mil policiais civis voltaram a ocupar a comunidade na manhã desta quarta-feira, 19. O objetivo é iniciar o Cidade Integrada, mais um programa que pre

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2022, 11:26:00 Editado em 19.01.2022, 11:33:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Oito meses após a operação que resultou em 28 mortos no Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, 1,2 mil policiais civis voltaram a ocupar a comunidade na manhã desta quarta-feira, 19. O objetivo é iniciar o Cidade Integrada, mais um programa que prevê a ocupação policial e social de comunidades pobres no Estado. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criadas em 2008, foram a tentativa mais famosa desse tipo de intervenção nas favelas do Rio de Janeiro.

continua após publicidade

Os agentes da Polícia Civil saíram da Cidade da Polícia, que fica ao lado da comunidade. Até o início da manhã, não havia registro de tiroteios nem de prisões. Em contraste, a ação do ano passado no Jacarezinho foi a mais letal da história do Rio. Dos mortos, 27 eram civis. Segundo a Polícia Civil, foram abatidos em tiroteios. Há, porém, investigações do Ministério Público sobre supostas execuções de pessoas já rendidas e desarmadas.

"Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do Estado do Rio", escreveu o governador Cláudio Castro (PL) no Twitter. "Foram meses elaborando um programa que mude a vida da população levando dignidade e oportunidade. As operações de hoje são apenas o começo dessa mudança que vai muito além da segurança."

continua após publicidade

Castro prometeu que, no próximo sábado, detalhará os projetos. O governador, um ex-vice pouco conhecido, assumiu o cargo após o impeachment de Wilson Witzel (PSC) e agora tenta se cacifar à reeleição. Em maio, ele anunciou que reformularia o programa das UPPs. Depois de um início bem sucedido, o projeto, lançado no governo Sérgio Cabral (2007-2014), entrou em crise. Traficantes que tinham recuado dos territórios que dominavam voltaram a agir ostensivamente nas comunidades. Tiroteios e venda de drogas à luz do dia voltaram a ser rotina nesses bairros.

O Cidade Integrada prevê investigações da Polícia Civil para desestruturar as quadrilhas e patrulhamento das ruas das comunidades pela PM, para garantir a segurança. Também haverá, segundo o planejado, investimentos em obras em ações sociais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Operação na favela do Jacarezinho, no Rio, dá início a projeto que substitui UPPs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!