MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Operação investiga rede familiar de lavagem de dinheiro para Marcola do PCC

Nos documentos enviados ao Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo autorização judicial para vasculhar endereços ligados a familiares de Marco Williams Herbas Camacho, o Marcola, apontado como chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), o Ministério Públ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.12.2020, 16:40:00 Editado em 17.12.2020, 16:47:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nos documentos enviados ao Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo autorização judicial para vasculhar endereços ligados a familiares de Marco Williams Herbas Camacho, o Marcola, apontado como chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), o Ministério Público de São Paulo e a Polícia Civil do Estado descrevem como o narcotraficante usaria a família para lavar o lucro do tráfico de drogas. Os mandados de busca e apreensão começaram a ser cumpridos nesta quarta-feira, 16, para aprofundar a investigação.

continua após publicidade

A operação é feita por policiais da 6ª Delegacia de Investigações sobre Facções Criminosas e Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e tem como um dos alvos Cynthia Giglioli da Silva, mulher de Marcola, os pais dela, Marivaldo da Silva Sobrinho e Maria do Carmo Giglioli da Silva, e Camila Giglioli da Silva, Christiano Giglioli da Silva e Francisca Alves da Silva, cunhados do traficante.

A apuração que levou às buscas, iniciada em janeiro do ano passado, mira a evolução patrimonial do grupo que, segundo as autoridades, é incompatível com a renda. O ponto de partida foi a compra de um imóvel de luxo em um condomínio em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Depois disso, os investigadores rastearam transações imobiliárias milionárias entre os investigados e conseguiram a quebra dos sigilos fiscal e bancário. A suspeita é que as movimentações sejam simuladas e tenham sido subfaturadas como estratégia para ocultar pelo menos R$ 1,9 milhão.

continua após publicidade

"É certo que a facção criminosa PCC tem proporcionado às lideranças e familiares uma vida de luxo", diz a o Grupo de Atuação Especial de Combate do Crime Organização (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo. "De modo geral, verificou-se um grande descompasso entre o acervo patrimonial (imóveis, veículos, etc.) e a movimentação financeira que justificasse as aquisições", completa o MP.

Cynthia, por exemplo, vive hoje em um condomínio em Alphaville, na Grande São Paulo. Entre os anos de 2017 e 2019, ela teria feito viagens para a Europa, Colômbia, Peru, Paraguai e Panamá. Como fonte de renda, tem um salão de beleza no bairro de Casa Verde, na zona norte da capital paulista. A mulher de Marcola já foi condenada, em janeiro de 2008, a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Em outra frente, a Polícia Civil de São Paulo investiga ainda se postos de combustíveis ligados à família Kastropil também estão sendo usados para a lavagem de dinheiro da facção criminosa. Em setembro, a Operação Rei do Crime revelou uma rede de 73 empresas suspeitas ligadas, sobretudo, a postos e lojas de convivências que seriam usadas para movimentar R$ 30 bilhões do tráfico.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Operação investiga rede familiar de lavagem de dinheiro para Marcola do PCC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!