MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

OPAS: eficácia não é fator importante em vacina, e expectativa é usar mais de uma

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) vê como positivos os resultados divulgados recentemente das vacinas contra a covid-19, e espera contar com mais de um imunizante em sua estratégia para vacinar a região. Além da eficácia, a organização avalia fa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.11.2020, 14:51:00 Editado em 25.11.2020, 14:56:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) vê como positivos os resultados divulgados recentemente das vacinas contra a covid-19, e espera contar com mais de um imunizante em sua estratégia para vacinar a região. Além da eficácia, a organização avalia fatores como logística, preço e métodos como importantes, no que as produções recentes da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e a russa Sputnik V oferecem vantagens.

continua após publicidade

A iniciativa Covax "trabalha com vários produtores, teremos as vacinas mais adequadas", afirmou o diretor assistente da OPAS, Jarbas Barbosa, em coletiva de imprensa nesta quarta, 25. Em dezembro, "os países já devem ter a sua disposição as ofertas dos produtores", projetou. O diretor estimou em 20% a média de pessoas nos grupos prioritários para imunização em cada país, com cerca de 3% nas linhas de frente, em especial profissionais da saúde, e 17% de idosos e pessoas do grupo de risco.

Barbosa ressaltou o perigo da desinformação nas Américas, e afirmou que a OPAS está realizando um trabalho conjunto para ampliar a transparência sobre a vacinação nos países. O diretor indicou que há um projeto de apoio da instituição à vacinas em estágios iniciais em Cuba e no Brasil.

continua após publicidade

Um dos grandes focos da coletiva foi a preocupação com o vírus durante as festas de final de ano. "Teste é importante, mas temos de tomar cuidado com falsa sensação de segurança", afirmou Barbosa, que ressaltou que as pessoas devem continuar seguindo as recomendações locais de profilaxia.

Sobre casos, indicou aumento nas Américas, incluindo em alguns estados brasileiros, e com os Estados Unidos sendo o "motor" das infecções. O aumento do número de contaminações em alguns departamentos uruguaios foi apontado como sinal de como a doença pode se desenvolver rapidamente, já que o país é visto como referência na contenção.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "OPAS: eficácia não é fator importante em vacina, e expectativa é usar mais de uma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!