MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Onda de calor: o que é sensação térmica, que deve bater novo recorde no Rio com mais de 60°C?

A sensação térmica no Rio de Janeiro neste domingo, 17, pode ser ainda mais alta do que o recorde registrado no sábado, em Guaratiba, na zona oeste, de 60,1ºC. De acordo com a previsão do Sistema Alerta Rio, a onda de calor que atinge pelo menos cinco Est

Roberta Jansen (via Agência Estado)

·
Escrito por Roberta Jansen (via Agência Estado)
Publicado em 17.03.2024, 13:18:00 Editado em 17.03.2024, 13:23:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A sensação térmica no Rio de Janeiro neste domingo, 17, pode ser ainda mais alta do que o recorde registrado no sábado, em Guaratiba, na zona oeste, de 60,1ºC. De acordo com a previsão do Sistema Alerta Rio, a onda de calor que atinge pelo menos cinco Estados em todo o País teria seu ápice hoje, embora ainda continue até meados da semana.

continua após publicidade

Mas, afinal, o que é sensação térmica? "O calor ou frio que sentimos são influenciados pela temperatura do ar em um dado momento, mas também pela umidade e o vento. Por isso, para calcularmos a intensidade do frio ou do calor percebida pelo corpo humano, utilizamos a sensação térmica", esclarece o Alerta Rio.

"Quando as temperaturas estão muito elevadas, por exemplo, o corpo humano tende a equilibrar a sua temperatura através do suor; a evaporação do suor ajuda a resfriar o corpo e a reduzir a temperatura corporal. No entanto, quando a umidade também está alta, o suor não evapora de forma eficiente, aumentando a sensação de calor percebida."

continua após publicidade

É o que acontece nesta onda de calor no Rio de Janeiro, onde a umidade relativa do ar facilmente ultrapassa os 65%.

Em períodos de calor intenso, especialistas recomendam à população evitar a exposição prolongada ao sol, usar protetor solar e beber muita água.

Antes mesmo das 9h deste domingo, a sensação térmica no bairro do Jardim Botânico, na zona sul, já alcançava 54,3ºC. Em Guaratiba e na Barra da Tijuca, na zona oeste, a sensação chegou a 53,2º e 51,0ºC, respectivamente, às 8h50. As maiores temperaturas foram registradas na Barra da Tijuca (34,9ºC), na zona oeste, no Jardim Botânico (34,5ºC), na zona sul, e em Santa Cruz (34,3ºC), também na zona oeste.

continua após publicidade

A onda de calor está relacionada ao fenômeno El Niño, de aquecimento das águas do Pacífico, e também ao aquecimento global do planeta pela ação humana. A previsão para este domingo é de céu claro a parcialmente nublado, sem chuva. Os termômetros podem variar entre uma mínima de 22ºC a uma máxima de 42ºC. A sensação térmica, no entanto, tende a ser bem mais alta.

Até quando vai a onda de calor no Rio e nos outros Estados afetados?

A onda de calor que tem elevado os termômetros e feito cidades baterem recordes de temperatura para março neste fim do verão, principalmente no Centro-Sul, só deve deixar o País no outono. Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, a previsão é de que ela se estenda até a quarta-feira, 20, ou seja, no início da nova estação. Em algumas capitais, pode até haver queda brusca de temperatura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Onda de calor: o que é sensação térmica, que deve bater novo recorde no Rio com mais de 60°C?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!