Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Onda de calor é ampliada no RS e atinge também Santa Catarina

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A onda de calor que afeta grande parte do Estado do Rio Grande do Sul desde a semana passada deve permanecer, pelo menos, até a noite desta terça-feira, 11, de acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta vermelho de grande perigo que teve início em 5 de fevereiro era válido até essa segunda-feira, 10, mas foi prorrogado. A expectativa é de temperaturas acima de 40°C.

Além do Estado gaúcho, também há dois alertas laranjas para municípios de Santa Catarina com validade até a tarde desta quarta-feira, 12. Eles estão com prazo entre 16 e 18h, podendo ser também estendidos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em razão do tempo bastante quente, o início do ano letivo em 2.320 escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, que começaria nessa segunda-feira, foi adiado para a próxima semana, por determinação judicial. No dia, o Inmet registrou 37,9°C em Porto Alegre, estabelecendo um novo recorde de calor para este ano. O índice anterior havia sido de 37,6°C, registrado em 4 de fevereiro.

Na terça-feira passada, 4, o município de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, registrou temperatura de 43,8°C, que é a maior temperatura já registrada no Estado gaúcho, desde o início do século XX, e também a maior temperatura no Brasil, até o momento, em 2025, segundo a Climatempo.

Além do calor, parte do Rio Grande do Sul também tem alerta amarelo para o risco de tempestade até esta quarta-feira.

publicidade

Outras regiões também devem registrar onda de calor

De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, uma nova onda de calor, prevista para começar nesta quarta-feira, 12, poderá elevar os termômetros em 40°C em áreas do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana da capital, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco, na Bahia, e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí. Estima-se que tenha duração até 18 de fevereiro.

O Inmet alerta para os riscos à saúde quando a temperatura máxima se mantém 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. É fundamental que as pessoas se mantenham hidratadas e busquem áreas arejadas nas horas mais quentes do dia.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline