MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

OMS refuta declaração de Bolsonaro: 'Vacinas fizeram muito pela humanidade'

A recente declaração do presidente Jair Bolsonaro de que "ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina" repercutiu na Organização Mundial da Saúde (OMS), que promoveu uma coletiva nesta sexta-feira, 4. Em transmissão online, a cientista-chefe da OMS, Soumy

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2020, 17:29:00 Editado em 04.09.2020, 17:34:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A recente declaração do presidente Jair Bolsonaro de que "ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina" repercutiu na Organização Mundial da Saúde (OMS), que promoveu uma coletiva nesta sexta-feira, 4. Em transmissão online, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, destacou que o primeiro aspecto a ser considerado é que as vacinas erradicaram doenças como sarampo e varíola e fizeram muito pela humanidade. "Essas declarações mostram o quanto é necessário educação, transparência e informação pública sobre a importância das vacinas no geral, e em seguida sobre a vacina contra a covid-19".

continua após publicidade

Ela reforçou que nenhuma vacina será liberada antes de os órgãos reguladores e a própria OMS estarem confiantes sobre a segurança e eficácia da imunização. Algumas já estão na fase 3, e estão sendo testadas em voluntários, mas a OMS acredita que não haverá vacinação em massa contra o coronavírus antes de meados do próximo ano. "Um número considerável de candidatos já entrou na fase 3 dos testes. Sabemos de pelo menos seis a nove que já percorreram um longo caminho em termos de pesquisa", disse a porta-voz da OMS, Margaret Harris.

A declaração polêmica de Bolsonaro ocorreu quando ele foi abordado por uma mulher que pediu ao governo a proibição da vacina contra a covid-19 por considerá-la "perigosa". O presidente citou o tempo que deve levar para ficar pronta e respondeu que "em menos de 14 anos, ninguém pode colocar uma vacina no mercado". A frase foi usada pela Secom ao divulgar uma postagem nas redes sociais.

continua após publicidade

A fase 3 de uma vacina representa a etapa em massa com voluntários e leva tempo uma vez que os cientistas devem verificar se elas são eficazes e seguras. Um artigo publicado pela revista The Lancet apontou que o grupo de pacientes participantes de estudo da vacina russa desenvolveu uma resposta imune.

Os resultados dos dois testes, conduzidos em junho-julho deste ano e envolvendo 76 participantes, mostraram que 100% deles desenvolveram anticorpos para a doença. A Rússia afirma que 40 mil pessoas devem participar do estudo de fase 3 e os resultados iniciais dessa etapa são esperados para outubro ou novembro deste ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "OMS refuta declaração de Bolsonaro: 'Vacinas fizeram muito pela humanidade'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!