MAIS LIDAS
VER TODOS

DEBATE E SAÚDE

OMS recomenda consumo de margarina em vez manteiga; entenda

Os alimentos não dividem apenas o espaço nas prateleiras, como também a opinião das pessoas sobre qual opção mais saudável

Da Redação

·
Imagem Ilustrativa
Icone Camera Foto por Freepik
Imagem Ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2023, 14:25:20 Editado em 21.09.2023, 14:25:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A manteiga e a margarina não dividem apenas o espaço nas prateleiras, como também a opinião das pessoas sobre qual opção seria a mais vantajosa à saúde. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a substituição de manteiga e derivados de animais por óleos vegetais. Essa recomendação acaba, inclusive, refletindo sobre o consumo da manteiga em relação à margarina.

continua após publicidade

Isso se deve pois, antigamente, a composição da margarina contava com a presença de gordura trans, devido ao processo de hidrogenação industrial. Entretanto, a Anvisa, por meio da Resolução RDC 632/2022, restringiu o uso desse tipo de gordura, principalmente pelos riscos à saúde.

- LEIA MAIS: Com previsão de 43°C, médico alerta para cuidados com a saúde no calor

continua após publicidade

Dessa forma, a composição da margarina, atualmente, não contém mais esse tipo de gordura. A nova configuração da margarina conta com a presença de gorduras insaturadas com adição de fitoesteróis, sendo, portanto, mais vantajosa à saúde. A gordura insaturada representa o tipo de gordura saudável, enquanto os fitoesteróis apresentam efeito antioxidante no organismo.

A manteiga, por sua vez, continua com alto teor de gorduras saturadas, já que conta com creme de leite como principal ingrediente. A Sociedade Brasileira de Cardiologia, inclusive, já alerta quanto ao consumo desse tipo de gordura pelos seus riscos à saúde cardiovascular.

Além disso, estudos recentes analisaram ambas as composições e as conclusões apontam que a margarina pode, sim, ser considerada superior à manteiga, no valor nutricional.

continua após publicidade

A nutricionista Thaiz Brito alerta que, independente de boa ou ruim, a ingestão de gorduras deve ser controlada, sempre. Portanto, seja a manteiga ou margarina, o ideal é que seja consumido em baixas quantidades.

Fonte: Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "OMS recomenda consumo de margarina em vez manteiga; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!