MAIS LIDAS
VER TODOS

Sem resultados conclusivos

OMS não recomenda o uso de ivermectina para tratar covid-19

A Organização Mundial da Saúde recomendou, nesta quarta-feira (31/3), que "não se utilize a ivermectina" para os pacientes de COVID-19, salvo nos ensaios clínicos - afirma a instituição em um comunicado.A ivermectina é um medicamento antiparasitário de us

Da Redação

·
OMS não recomenda o uso de ivermectina para tratar covid-19
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.03.2021, 16:41:11 Editado em 31.03.2021, 16:41:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização Mundial da Saúde recomendou, nesta quarta-feira (31/3), que "não se utilize a ivermectina" para os pacientes de COVID-19, salvo nos ensaios clínicos - afirma a instituição em um comunicado.

continua após publicidade

A ivermectina é um medicamento antiparasitário de uso comum que tem sido bastante promovido nas redes sociais, mas, segundo o grupo de especialistas da OMS, os dados dos estudos clínicos para medir sua eficácia contra a COVID-19 não deram resultados conclusivos.

"Nossa recomendação é não utilizar a ivermectina para pacientes com COVID-19, independentemente do nível de gravidade, ou de duração dos sintomas", frisou a chefe da equipe de resposta clínica para COVID-19 da agência da ONU, Janet Díaz, em uma entrevista coletiva. Ele ressaltou que a única exceção a esta recomendação, com base no estado atual da pesquisa, é para os testes clínicos.

continua após publicidade

Os especialistas da OMS tiraram suas conclusões de um total de 16 ensaios clínicos aleatórios com 2,4 mil participantes. Alguns destes ensaios compararam a ivermectina com outros medicamentos.

O número de estudos que permitem comparar a ivermectina com o placebo "é muito menor", afirmou o doutor Bram Rochwerg, pesquisador da Universidade McMaster do Canadá e membro do painel da OMS que fez a avaliação.Tanto Díaz quanto Rochwerg disseram que as recomendações estão "ativas" e serão atualizadas à medida que novas pesquisas confirmarem, ou expandirem, o estado atual de conhecimento.

A recomendação da OMS, a primeira sobre a ivermectina, junta-se à da Agência Europeia de Medicamentos, que, como a OMS, não recomenda seu uso - exceto em ensaios clínicos. Sua correspondente nos Estados Unidos, a FDA (na sigla em inglês), explica em seu site, porque a ivermectina não deve ser usada.

continua após publicidade

Esta recomendação corre o risco de provocar ceticismo e indignação entre os muitos defensores deste medicamento de uso veterinário e humano, usado contra parasitas, como sarna, piolho, ou os causadores da oncocercose.

O sucesso dessa droga vem, em particular, de um estudo australiano publicado no início de 2020 que observou uma eficácia "in vitro", ou seja, em laboratório, da ivermectina sobre o Sars-CoV-2, vírus causador da COVID-19.A ivermectina é barata e é usada com frequência em alguns países da América Latina, entre outros, e compartilha algumas características com a hidroxicloroquina.

Ambas são defendidas por alguns médicos e por personalidades políticas, apesar de sua eficácia não ter sido demonstrada e de um importante ensaio clínico chegar à conclusão de que não tem efeito.

Com informações: Estado de Minas

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "OMS não recomenda o uso de ivermectina para tratar covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!