MAIS LIDAS
VER TODOS

ampliar cobertura

OMS muda recomendação da vacina contra HPV; entenda

O imunizante agora pode ser aplicado em dose única, antes a diretriz era para a vacina ser administrada em duas doses; saiba mais

Da Redação

·
No Brasil, a vacina está disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para meninas e meninos entre 9 e 14 anos
Icone Camera Foto por Agência Brasil/ilustração
No Brasil, a vacina está disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para meninas e meninos entre 9 e 14 anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2022, 16:13:31 Editado em 28.12.2022, 16:13:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações para a vacinação contra o HPV. O imunizante agora pode ser aplicado em dose única, antes a diretriz era para a vacina ser administrada em duas doses.

continua após publicidade

A alteração foi feita em 16/12 para tentar aumentar a adesão da vacina no mundo. O HPV está ligado ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer em homens e mulheres e, caso a cobertura vacinal seja ampliada, será possível erradicá-lo daqui a algumas gerações.

Em nota, a OMS diz que a aplicação individual pode ser tão eficaz e duradoura quanto a aplicação em duas doses. A agência internacional de saúde alerta para o declínio da vacinação contra o HPV no mundo todo. Entre os anos de 2019 e 2021, a cobertura com a primeira dose caiu cerca de 25% para 15% em meninas de 9 a 14 anos.

continua após publicidade

No Brasil, a vacina está disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para meninas e meninos entre 9 e 14 anos com duas doses aplicadas com intervalo de seis meses.

Novas alterações

Com a nova mudança, a OMS diz que a vacinação em indivíduos de 9 a 20 anos pode ser feita em dose única ou com as duas doses. Porém, indivíduos com baixa imunidade devem receber as duas aplicações, e se possível, uma terceira.

Além disso, mulheres a partir de 21 anos que ainda não foram vacinadas devem receber o imunizante em duas aplicações com o intervalo de seis meses entre cada.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "OMS muda recomendação da vacina contra HPV; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!