OMS: especialistas recomendam vacina contra covid-19 da AstraZeneca para adultos - TNOnline
Mais lidas

    Cotidiano

    Cotidiano

    OMS: especialistas recomendam vacina contra covid-19 da AstraZeneca para adultos

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 10.02.2021, 13:15:00 Editado em 10.02.2021, 13:20:13
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O Grupo de Assessoria de Especialistas em Imunização (SAGE, na sigla em inglês), que aconselha a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendou a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca para todas as pessoas acima de 18 anos, idosos incluídos. Além disso, o grupo afirmou, durante entrevista coletiva virtual, que esse imunizante pode ser aplicado inclusive em países com outras variantes do vírus.

    A vacina elaborada pela AstraZeneca e a Universidade Oxford é uma das duas asseguradas pelo Brasil. Ela entrou em foco internacional após a África do Sul suspender seu uso, com o argumento de que um estudo local apontara que ela se mostrava menos eficaz contra uma nova cepa da covid-19 registrada no país.

    Diretor do SAGE, Alejandro Cravioto afirmou que a vacina mencionada de fato parece ter redução na eficácia em casos leves e moderados da OMS. Mas a entidade acredita, com base nos dados disponíveis, que esse imunizante mantenha o impacto para evitar casos graves da covid-19, de acordo com a diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Biológicos da OMS, Kate O'Brien.

    Para O'Brien, a África do Sul deve seguir com a vacinação e monitorar os casos graves, para ter um quadro mais preciso sobre a imunização garantida contra essa nova variante. Cravioto, por sua vez, disse que a vacina da AstraZeneca continua a ser recomendada para todos os países nos quais circulam novas cepas da covid-19 - o Brasil é um deles.

    Cravioto afirmou também que a recomendação dos especialistas é de que a vacina da AstraZeneca seja aplicada em duas doses, com intervalo entre 4 a 12 semanas. Ele notou que a OMS não recomenda ainda vacinas para viajantes internacionais, por não poder garantir que com elas se evitem riscos de contágio para essa doença.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "OMS: especialistas recomendam vacina contra covid-19 da AstraZeneca para adultos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.