MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

OMS diz ver aumento de mortes por covid-19 em várias regiões do mundo

Líder técnica da Covid-19 na Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove alertou nesta terça-feira para o fato de que ocorre um aumento no número de mortes por covid-19 em várias regiões do mundo. Durante entrevista coletiva virtual, ela notou

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2022, 12:08:00 Editado em 01.02.2022, 12:19:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Líder técnica da Covid-19 na Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove alertou nesta terça-feira para o fato de que ocorre um aumento no número de mortes por covid-19 em várias regiões do mundo. Durante entrevista coletiva virtual, ela notou que muitos países ainda não atingiram o pico de casos por causa da variante Ômicron da covid-19 e pediu que as medidas de relaxamento sejam adotadas gradualmente.

continua após publicidade

Maria Van Kerkhove defendeu uma "abordagem abrangente" na luta contra a doença, com todas as ferramentas atualmente disponíveis. Além das vacinas, a OMS tem enfatizado a necessidade de se usar máscaras, do distanciamento físico e da lavagem das mãos. A autoridade disse que as pessoas devem receber apoio para trabalhar em casa neste momento, quando isso for possível.

Questionada, ela também comentou o fato de que alguns países têm reduzido o número de dias de isolamento recomendado, no caso dos contaminados. Ela disse que as pessoas assintomáticas com a cepa Ômicron também podem transmitir a covid-19, mas notou que os países buscam um equilíbrio entre reduzir as transmissões e manter seus serviços funcionando. Ela não recomendou um prazo específico, nesse caso.

continua após publicidade

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse estar preocupado com a "narrativa" vista em alguns países de que, como a Ômicron é muito transmissível e com severidade menor, evitar a transmissão seria impossível ou desnecessário. "Nada pode estar mais longe da verdade", criticou. Ele ainda lembrou que "mais transmissão significa mais mortes."

Segundo Ghebreyesus, a OMS não defende lockdowns, "mas estamos pedindo a todos os países que se protejam seu povo usando cada instrumento disponível, não apenas as vacinas".

Ele afirmou que a OMS monitora neste momento quatro "variantes de interesse", entre elas a BA.2. A autoridade disse que, conforme o vírus evolui, as vacinas também devem precisar evoluir para conter o problema, além de lembrar a importância de que os países continuem a monitorar, testar, monitorar e sequenciar as cepas dos vírus que circulam.

continua após publicidade

Ghebreyesus ainda mencionou que, desde que a variante Ômicron foi identificada, "apenas dez semanas atrás", quase 90 milhões de casos já foram reportados à OMS, "mais que o reportado em todo o ano de 2020".

Já o diretor executivo da OMS, Michael Ryan, disse que as pessoas devem continuar a usar máscaras em lugares lotados ou fechados. Ele ainda alertou que países que reabrem rápido demais correm o risco de ter de reverter isso logo, e argumentou que cada nação deve escolher sua própria trajetória para essa reabertura, não apenas copiar outros países.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "OMS diz ver aumento de mortes por covid-19 em várias regiões do mundo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!