MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

OMS desaconselha uso de plasma convalescente para o tratamento da covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselha o uso de plasma convalescente para o tratamento da covid-19, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, 6. De acordo com o organismo, as evidências atuais não mostram nenhuma melhora na sobrevivênci

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2021, 20:23:00 Editado em 06.12.2021, 20:28:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselha o uso de plasma convalescente para o tratamento da covid-19, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, 6. De acordo com o organismo, as evidências atuais não mostram nenhuma melhora na sobrevivência e outras medidas importantes com a prática, que consiste na transfusão de sangue a partir de alguém que já se recuperou da doença

continua após publicidade

"Apesar de sua promessa inicial, as evidências atuais mostram que ele não melhora a sobrevida nem reduz a necessidade de ventilação mecânica e é caro e demorado para administrar", afirma a OMS. Como tal, a organização faz uma forte recomendação contra o uso de plasma convalescente em pacientes com doença não grave, e uma recomendação contra seu uso em pacientes com quadro grave e crítica, exceto no contexto de um ensaio clínico randomizado.

As recomendações são baseadas em evidências de 16 estudos envolvendo 16.236 pacientes com infecção covid-19 não grave, grave e crítica, segundo o comunicado.

continua após publicidade

"Para fazer suas recomendações, o painel considerou uma combinação de evidências avaliando benefícios e danos relativos, valores e preferências e questões de viabilidade", aponta a OMS. A forte recomendação para pacientes com doença não grave reflete a visão do painel de que o tratamento medicamentoso em pacientes com baixo risco de mortalidade e outros resultados clínicos importantes não se justifica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "OMS desaconselha uso de plasma convalescente para o tratamento da covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!