Cotidiano

OMS contabiliza 780 casos de varíola dos macacos em 27 países não africanos

Elisa Calmon (via Agência Estado) ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza 780 casos de varíola dos macacos no período entre 13 de maio e 2 de junho. Esse é o total de infecções registradas em 27 países fora das regiões central e ocidental da África, nas quais a doença é considerada endêmica. A OMS informou que avalia o risco em nível global como moderado, considerando que essa é a primeira vez que muitas infecções são relatadas simultaneamente em países não endêmicos e endêmicos em áreas geográficas amplamente díspares.

continua após publicidade

As investigações epidemiológicas seguem em andamento, ainda de acordo com o comunicado oficial da organização. A maioria dos casos notificados até agora envolveram principalmente, mas não exclusivamente, homossexuais homens.

A maior parte dos pacientes confirmados com histórico de viagens relatou idas a países da Europa e América do Norte, informa a OMS. A confirmação da doença em pessoas que não viajaram para uma área endêmica é atípica.

continua após publicidade

O aparecimento súbito e inesperado da varíola dos macacos simultaneamente em vários países não endêmicos sugere que pode ter havido transmissão não detectada por um período de tempo desconhecido, seguido por eventos amplificadores recentes.