Um alerta de risco ao consumidor foi divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), oito marcas de azeite de oliva foram consideradas impróprias para o consumo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6).
LEIA MAIS: Homem ameaça companheira com coquetéis molotov em salão de beleza
A fraude foi identificada com base nos resultados das análises físico-químicas do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). “O Mapa destaca que a comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que mantiverem os itens à venda podem ser responsabilizados”.
As marcas não atendem aos requisitos da Instrução Normativa nº 01/2012, que estabelece os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva. Outros óleos vegetais foram detectados na composição, veja a lista das marcas:
Os lotes começaram a ser recolhidos. As ações de fiscalização foram conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), em parte com o apoio da Polícia Civil do Espírito Santo e da Polícia Civil de São Paulo. Denúncias sobre a comercialização desses produtos podem ser feitas pelo canal oficial Fala.BR, informando o nome e o endereço do local de venda.
Deixe seu comentário sobre: "Oito marcas de azeite têm venda proibida por fraude"