MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

O que se sabe sobre o naufrágio que deixou seis mortos na baía de Todos os Santos

Até o fim da manhã desta segunda-feira, 22, já eram seis os mortos no naufrágio de um barco, ocorrido na noite do domingo, 21, na Baía de Todos-os-Santos, com dois desaparecidos. Outras cinco pessoas foram resgatadas e receberam atendimento médico. Todos

Heliana Frazão e Renata Okumura (via Agência Estado)

·
Escrito por Heliana Frazão e Renata Okumura (via Agência Estado)
Publicado em 22.01.2024, 15:16:00 Editado em 22.01.2024, 15:23:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Até o fim da manhã desta segunda-feira, 22, já eram seis os mortos no naufrágio de um barco, ocorrido na noite do domingo, 21, na Baía de Todos-os-Santos, com dois desaparecidos. Outras cinco pessoas foram resgatadas e receberam atendimento médico. Todos os passageiros eram amigos e familiares. Embora tenha deixado o local do acidente logo após o ocorrido, o condutor do barco já foi identificado pela Polícia Civil e deverá prestar depoimento ainda nesta segunda.

continua após publicidade

Quando aconteceu o naufrágio?

Conforme a prefeitura de Madre de Deus, a tragédia aconteceu por volta das 22 horas na Baía de Todos os Santos, quando a embarcação realizava a travessia entre Ilha de Maria Guarda e Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, na Bahia.

continua após publicidade

O barco estava regular?

A Capitania dos Portos afirma que o barco, denominado "Gostosão FF", realizava transporte de passageiros de forma irregular, entre a Ilha de Maria Guarda e Madre de Deus, um trajeto considerado pequeno, de cerca de 1,5 km.

A embarcação estava acima da sua capacidade, que seria de até 11 pessoas, mas, no momento, transportava mais de 15. O barco tinha autorização para trafegar somente até as 19h30, mas o acidente aconteceu às 22h, pouco depois de o saveiro ter deixado a Ilha de Maria Guarda, onde acontecia uma festa de verão.

continua após publicidade

O que pode ter acontecido na embarcação?

Segundo testemunhas, houve uma confusão entre alguns ocupantes, e as demais pessoas teriam corrido para o lado oposto, fazendo com que o barco virasse. Os sobreviventes e cinco mortos foram resgatados ainda durante a noite. Pela manhã desta segunda-feira foi encontrado o corpo da sexta vítima.

Qual a idade das vítimas?

continua após publicidade

Entre elas estão duas mulheres, três homens e uma criança do sexo masculino, de acordo com a prefeitura municipal de Madre de Deus. As vítimas têm entre 7 e 59 anos.

Quais as causas do acidente?

continua após publicidade

Os órgãos envolvidos na apuração ainda não sabem precisar o real motivo do acidente, e informam que somente após o inquérito aberto pela Marinha será possível determinar as causas da tragédia. De início descartam que as condições climáticas tenham influenciado, já que o tempo estava adequado à navegação.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Adson Marchesini disse que esse tipo de barco se classifica na categoria esporte e recreio, podendo ser utilizado apenas para recreação das pessoas. "Ele não poderia transportar passageiros de forma comercial, como estava fazendo", afirmou.

Ainda há desaparecidos?

continua após publicidade

Ainda há duas pessoas desaparecidas. A Marinha trabalha no resgate com 39 militares, uma Lancha de Inspeção Naval Blindada do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, uma Lancha de Inspeção Naval e uma Moto Aquática da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), que coordena a Operação de Busca e Salvamento.

A operação é desenvolvida em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia e a Polícia Militar do Estado da Bahia, além de outras embarcações civis.

Desde a madrugada, cerca de 30 bombeiros militares, incluindo mergulhadores, náuticos com três botes e guarda-vidas também estão realizando buscas aos desaparecidos. Uma moto aquática já está em deslocamento para auxiliar as buscas.

Como estão as investigações?

A 17ª Delegacia Territorial (DT/Madre de Deus) apura o naufrágio da embarcação tipo saveiro. "As guias periciais e de remoção foram expedidas. Diligências investigativas estão sendo realizadas para apurar a circunstâncias, para as possíveis responsabilizações pelo naufrágio", acrescentou a Polícia Civil da Bahia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "O que se sabe sobre o naufrágio que deixou seis mortos na baía de Todos os Santos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!