MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

O que se sabe sobre as mortes do banqueiro Binho Bezerra e esposa? Entenda o caso

O empresário José Bezerra de Menezes Neto, conhecido como Binho Bezerra, de 67 anos, e sua mulher, de 62, foram encontrados mortos na manhã de sábado, 9, em um condomínio no Guarujá, litoral de São Paulo. A cachorra de estimação do casal também estava mor

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 11.09.2023, 10:57:00 Editado em 11.09.2023, 16:10:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O empresário José Bezerra de Menezes Neto, conhecido como Binho Bezerra, de 67 anos, e sua mulher, de 62, foram encontrados mortos na manhã de sábado, 9, em um condomínio no Guarujá, litoral de São Paulo. A cachorra de estimação do casal também estava morta ao lado da cama. Eles foram encontrados por um dos filhos do casal. A polícia ainda está investigando o caso, mas a suspeita é que um vazamento de monóxido de carbono, gás altamente tóxico, seja a provável causa da tragédia. O velório e o enterro do casal foram realizados na tarde de domingo, 10, no Cemitério Parque do Morumby, zona sul de São Paulo. Eles deixaram três filhos: Marcelo, Rafael e Rodrigo.

continua após publicidade
Quem era Binho Bezerra?

Bezerra tinha forte expressão no cenário social e empresarial de Fortaleza. Torcedor e apoiador do Ceará Sporting Club, time que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, ele também colaborava com instituições beneficentes do Estado, como a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Ele ostentou por muitos anos o título de banqueiro mais jovem do Brasil, quando foi empossado presidente do Banco Industrial e Comercial do Ceará (BicBanco), fundado em 1938 por sua família, em Juazeiro do Norte. Ele fez parte da terceira geração de controladores do banco, vendido ao China Construction Bank por R$ 1,62 bilhão, em 2013. O ex-banqueiro apareceu na última lista de bilionários da revista Forbes, divulgada em dezembro de 2022, na 205ª posição no ranking dos mais ricos do Brasil, com patrimônio familiar de R$ 1,55 bilhão. Na lista, Binho aparece em 9º lugar entre os bilionários do Ceará, dois postos atrás do empresário e político Tasso Jereissati, empreendedor do ramo de shoppings centers. Em 2013, mesmo ano em que concluiu a venda do BicBanco aos chineses, ele recebeu o título de cidadão cearense da Assembleia Legislativa, pela relevância de seu trabalho e contribuição para a economia do Ceará. Após a carreira de banqueiro, abriu a empresa Ademicon, tida como a primeira administradora de consórcios de imóveis do Brasil, e passou a atuar também no mercado imobiliário. Ele detinha também a empresa BM Empreendimentos.

Onde ele nasceu?

Binho Bezerra nasceu em Olinda, Pernambuco, em 1957, mas ainda na infância se mudou para Juazeiro do Norte, no interior cearense. Ele era filho do ex-prefeito de Juazeiro, Humberto Bezerra, irmão gêmeo do ex-governador cearense Adauto Bezerra. Humberto foi deputado federal e, em 1970, se elegeu vice-governador do Estado. Presidente do BicBanco, ele morreu em março de 2020, aos 93 anos, em decorrência de complicações de uma cirurgia.

continua após publicidade
Quem encontrou o casal?

Os corpos foram encontrados pelo filho do casal, Rodrigo Passos Bezerra de Menezes, de 27 anos, que também estava no imóvel. Ele estranhou a demora dos pais para acordar e, indo até o quarto, viu os corpos sobre a cama do casal. Uma cachorra, animal de estimação da família, foi achada morta ao lado da cama.

Onde fica a residência?

A mansão fica em um condomínio de residências de alto padrão, na Praia do Iporanga, na estrada que liga Guarujá a Bertioga.

Eles já estavam mortos?

Segundo a investigação, o filho Rodrigo pediu ajuda para um médico, conhecido da família, que é morador do condomínio. O profissional tentou reanimar o casal, sem sucesso. Ele acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por volta das 11h30, e a equipe constatou o óbito. Os corpos não tinham sinais de violência.

continua após publicidade
Qual a principal suspeita das mortes?

Conforme a Polícia Civil de São Paulo, a necropsia nos corpos aponta intoxicação pelo monóxido de carbono resultante da queima do gás usado no aquecimento das instalações hidráulicas do imóvel. A investigação ainda apura como ocorreu o vazamento na tubulação. Dois funcionários da família, que estavam na casa, confirmaram que os aquecedores da piscina, do banheiro e de cômodos internos funcionam a gás. Os gases usados em aquecimento, tanto o gás natural como o derivado de petróleo, ao serem queimados, produzem o monóxido de carbono. Em ambientes pouco ventilados, essa substância pode ser letal. Segundo a polícia, o quarto do casal fica no andar térreo da casa, próximo da sala com as caldeiras do sistema de água quente. Com a fissura na mangueira do exaustor, os gases da queima chegaram ao quarto do casal. Os peritos do Instituto de Criminalística (IC) também fizeram uma varredura no imóvel e coletaram impressões digitais. Conforme a polícia, a investigação é "de ofício", quando não há causa definida do óbito, registrado como morte suspeita nesse caso.

O que ainda falta ser apurado?

Segundo a Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Santos, a confirmação da causa não esgota as investigações. Ainda são esperados os laudos da perícia que vão elucidar se o sistema de gás encanado estava instalado corretamente. A perícia deve esclarecer como se deu o rompimento de uma tubulação do exaustor, responsável pela eliminação do monóxido, nas dependências usadas pelo casal. O governador cearense, Elmano de Freitas (PT), lamentou as perdas e pediu que "Deus conforte o coração dos amigos e familiares. Em nota, o time do Ceará chamou Binho de "ilustre torcedor alvinegro".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "O que se sabe sobre as mortes do banqueiro Binho Bezerra e esposa? Entenda o caso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!