A causa do afastamento do jogador do Vasco, David, da partida contra o Athletico Paranaense nesta segunda-feira (26) chamou atenção. Segundo o clube, ele não ficou à disposição para partida por conta de uma celulite facial. O jogador, inclusive, ficará de licença para tratar da doença. Mas, afinal, que doença é essa?
-LEIA MAIS: Quanto tempo você passa sentado? Estudo aponta riscos
Segundo a Fiocruz, o problema não tem nada a ver com as celulites causadas pelo acúmulo de gordura. “A celulite facial é uma infecção grave, provocada por uma bactéria, e que pode se espalhar rapidamente pelo corpo se não for diagnosticada e tratada de forma correta”, diz a fundação.
Segundo o médico Alexandre Maurity, cirurgião bucomaxilofacial, em entrevista à Fiocruz, a celulite facial tem várias causas, mas a principal é de origem odontogência, mas pode ser causada por picadas de insetos e espinhas no rosto. Essas lesões podem evoluir para a doença em seu estágio grave. “Inicia-se com cáries nos dentes até que atinge a polpa do dengue, evoluindo para consequências mais graves”.
Segundo ele, a doença evolui muito rápido e também pode ter origem em lesões na pele, que servem de porta de entrada para bactérias. A infecção pode ficar grave em pouco espaço de tempo, até mesmo em apenas e 48 horas, segundo o médico.
Os sintomas mais comuns da celulite infecciosa são vermelhidão, dor, inchaço dos tecidos e calor no local da lesão.
“O inchaço e a vermelhidão precisam ser observados”, pontua o médico.
A celulite facial pode evoluir para meningite e outras complicações graves.
Segundo ele, os adultos e os idosos são mais suscetíveis, principalmente quando é origem de problemas dentários, principalmente tratamentos de canal mal feitos ou cáries mal tratadas.
O tratamento é feito por meio de antibióticos. Nas formas mais graves, o internamento hospitalar é fundamental, completa o médico, levando até a morte.
Deixe seu comentário sobre: "O que é celulite facial, doença que afastou jogador do Vasco de jogo"