MAIS LIDAS
VER TODOS

Há chance de sobreviver?

O que acontece com o corpo humano quando é atingido por um raio?

A morte é a consequência extrema de ser atingido por um raio, mas, fora isso, o que pode acontecer com o corpo quando atingido?

Da Redação

·
Especialistas alertam para tempestades de raio
Icone Camera Foto por Foto ilustrativa/Pixabay
Especialistas alertam para tempestades de raio
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2023, 10:15:57 Editado em 13.12.2023, 10:15:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um rapaz de 21 anos morreu recentemente ao ser atingido por uma descarga elétrica durante uma partida de futebol em Santo Antônio da Platina (PR). A morte é uma consequência extrema causada pelo fenômeno, mas, fora isso, o que pode ocorrer com o corpo humano quando atingido por um raio?

continua após publicidade

O médico cardiologista Marcus Roberto Andreucci conversou com a equipe de reportagem do G1 e explicou que é muito difícil sobreviver a esse fato. Contudo, quando isso acontece, é possível que a vítima sofra sequelas.

Andreucci afirma que o corpo se torna um fio condutor energizado, quando atingido por uma descarga, e descarrega no solo, tornando quase nula a possibilidade de a pessoa atingida sobreviver. "O que estiver em contato com o solo, vai ser a região de saída do raio. Vamos imaginar que a recepção seja pela mão, e eu tenho contato com o solo, esse raio vai percorrer o corpo inteiro", explicou.

continua após publicidade

Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que, a cada 50 óbitos por incidência de raio no mundo, um acontece no Brasil. Há pessoas que são atingidas pelo fenômeno e sobrevivem, mas existe uma explicação para isso.

- LEIA MAIS: Cabelo arrepiado e outros: quais sinais antecedem a queda de um raio?

O cardiologista afirma que quando alguém sai com vida é porque foi atingida indiretamente, por correntes que vêm pelo solo. "Se eu tiver uma carga muito mais intensa, e que passe, por exemplo, pela cabeça, passe pelo tórax, pelo abdome, eu também passo a ter lesões viscerais ou, às vezes, até cerebrais. Então, em uma descarga elétrica de um raio, que é de altíssima voltagem, pode ter um paciente que, recebendo esse choque, se ele tiver a sorte de comprometer somente extremidades, talvez ele faça queimaduras graves, mas não tenha danos corporais."

continua após publicidade

"O grande problema é que a grande maioria dos raios acaba comprometendo o corpo inteiro, com grande possibilidade de a pessoa ter morte súbita", explicou o médico.

Após receber a descarga elétrica, o ser humano pode ter problemas neurológicos, arritmia cardíaca, danos ao miocárdio e edema pulmonar no sistema circulatório.

Se os neurotransmissores foram comprometidos, por exemplo, a vítima atingida terá perda de memória por algumas horas ou anos, podendo ocorrer desmaios.

continua após publicidade

Os danos cerebrais podem resultar até em amnésia a curto prazo. "Se ocorre uma descarga elétrica com um dano cerebral, provavelmente essa pessoa tenha menor probabilidade de recuperação. O dano cardíaco ele costuma ser elétrico. Existem casos em que a eletricidade passa pelo coração sem alterar o ritmo elétrico, mas como é uma alta carga pode ser que ocorra um dano elétrico e o coração pare de bater", explicou.

Marcus destaca que pode haver queimaduras graves de até terceiro grau ou ainda a vítima ficar com as chamadas Marcas de Lichtenberg, causadas pela queima de vasos sanguíneos e que geram riscos pelo corpo.

As informações são do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "O que acontece com o corpo humano quando é atingido por um raio?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!