MAIS LIDAS
VER TODOS

Criptomoedas

O Brasil terá sua moeda digital em breve

Vários países já estão voltando as atenções à tendência das criptomoedas. Surgindo como alternativas às moedas fiduciárias e formas descentralizadas de realização de trocas, elas agora já estão nos planos de governos ao redor do mundo.A China, por exem

Da Redação

·
O Brasil terá sua moeda digital em breve
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.04.2021, 08:43:40 Editado em 23.04.2021, 11:45:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Vários países já estão voltando as atenções à tendência das criptomoedas. Surgindo como alternativas às moedas fiduciárias e formas descentralizadas de realização de trocas, elas agora já estão nos planos de governos ao redor do mundo.

continua após publicidade

A China, por exemplo, já anunciou suas intenções em relação às criptomoedas, especialmente em relação ao Bitcoin, e o Reino Unido também declarou que tem interesse em criar uma nova moeda digital (ou uma versão digital da libra).

Agora, o Brasil também entra na lista de países com governos que querem desenvolver suas moedas digitais. Parece uma tendência irreversível, e os brasileiros não querem ficar de fora.

continua após publicidade

As criptomoedas e o Brasil

Na semana passada, o atual presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, declarou não só as intenções em relação à emissão de uma moeda digital brasileira, mas disse que o projeto já está avançado e que em breve haverá divulgação de atualizações sobre o projeto.

Com a desvalorização do real frente ao dólar (uma das piores desvalorizações entre todas as moedas do mundo), uma crise financeira e econômica imensa e inúmeros desafios pela frente, a adoção de moedas digitais pode ser uma das formas não só de acompanhar tendências mundiais, mas também de minimizar os efeitos da recessão provocada pela pandemia de Covid-19.

continua após publicidade

As moedas digitais serviram para minimizar estes impactos e, com a adoção por parte de grandes potências, desenvolver moedas digitais próprias será um marco de divisão de dinamismo econômico.

Tendências dos pagamentos virtuais e moedas digitais

Os usos de métodos eletrônicos/digitais para pagamentos só aumentaram nos anos recentes. Compras com cartão de crédito, por exemplo, são cada vez mais comuns, e os aplicativos bancários com serviços digitais ganham cada vez mais relevância.

continua após publicidade

As formas convencionais (uso de moeda física, por exemplo) perdem cada vez mais espaço. Ficar na fila de uma casa lotérica para pagar uma conta de luz, por exemplo, é cada vez mais desnecessário diante da praticidade dos serviços de internet banking.

Moedas digitais (ou criptomoedas) oferecem oportunidade de ter moedas com funcionamento independente de governos, o que pode significar maior poder de compra e troca em relação a moedas desvalorizadas, como é o caso, atualmente, do real no Brasil.

continua após publicidade

É praticamente impossível dizer que as moedas fiduciárias convencionais deixarão de existir. Mas a circulação de dinheiro eletrônico, já superando a circulação de moedas físicas, mostra que a “digitalização” do dinheiro é um processo irreversível.

E as moedas digitais fazem parte de um percurso “natural” do desenvolvimento destas formas virtuais de trocas e de dinheiro.

Desafios e cenários possíveis no Brasil

continua após publicidade

Mesmo com o aumento excepcional dos métodos eletrônicos de pagamento, a difusão de dispositivos móveis e do acesso à internet, o real ainda é uma moeda que continua essencialmente “física”.

O Banco Central criou, em agosto do ano passado, um grupo para analisar os potenciais benefícios e efeitos (sociais e econômicos) de criar uma forma digital do real.

Entre outras coisas, o objetivo é analisar os riscos envolvendo segurança cibernética, proteção de dados e informações, leis de regulamentação e análise sobre como a moeda digital pode afetar o sistema financeiro do país e, em cima disso tudo, quais as melhores formas de criar políticas econômicas adequadas.

continua após publicidade

Os maiores desafios das moedas digitais, atualmente, se relacionam às questões de segurança digital (ou segurança cibernética).

Como qualquer outra coisa no mundo virtual, elas não estão totalmente seguras contra-ataques e é fundamental torná-las seguras e confiáveis, protegidas contra-ataques virtuais e outras forças de fragilidade.

continua após publicidade

Outro desafio é a própria desvalorização do real em sua forma atual e como isto pode impactar a moeda digital. Ela agregará valor ou será uma extensão de uma moeda desvalorizada? Trará mais competitividade global ao real ou não será capaz de colaborar para a melhoria da moeda em si?

A importância da segurança cibernética

A vontade de criar uma versão digital do real mostra a atenção de grupos, no Brasil, em relação às principais tendências globais e à realidade das criptomoedas. É algo importante e um sinal positivo.

Mas há vários desafios, como mencionamos acima. E a segurança cibernética é o principal deles. O Brasil é um dos países com menos segurança digital no mundo, o que significa um alto grau de exposição das informações e dados, não só pessoais, mas também do governo, a invasão aos servidores do STJ é um dentre vários episódios que expõem a fragilidade do setor no Brasil.

É preciso investir em infraestrutura e resolver os problemas de segurança (e de falta de estabilidade nas redes) que hoje afetam o país, sob o risco de que, ao invés de gerar credibilidade e comodidade, a nova moeda digital represente uma nova vulnerabilidade.

E, para os usuários, é importante adotar comportamentos de segurança que evitam estas vulnerabilidades e riscos: manter um bom antivírus e um firewall sempre ativos, ter total atenção em relação aos links e anexos recebidos, manter os sistemas e os programas atualizados e ter cuidado ao baixar aplicativos e programas.

Além disso, usar ferramentas como uma VPN (verifique aqui o que é VPN) melhoram a qualidade e a integridade da sua conexão, tornando o uso de criptomoedas mais seguro e confiável.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "O Brasil terá sua moeda digital em breve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!