MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Novos critérios de classificação podem elevar número de barragens em 'emergência'

O número de barragens de mineração em situação de emergência no País pode crescer nos próximos meses a partir de novos critérios de classificação da Agência Nacional de Mineração (ANM), que publicou nesta semana uma resolução sobre o tema no Diário Oficia

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2022, 17:40:00 Editado em 18.02.2022, 17:44:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de barragens de mineração em situação de emergência no País pode crescer nos próximos meses a partir de novos critérios de classificação da Agência Nacional de Mineração (ANM), que publicou nesta semana uma resolução sobre o tema no Diário Oficial da União.

continua após publicidade

Luiz Paniago Neves, gerente de segurança de barragens de mineração da ANM, explica que, pela legislação vigente, a classificação dos riscos é de responsabilidade do empreendedor. Com a resolução, novos critérios foram incorporados e podem implicar em situação de emergência "independente" do empreendedor.

"Com a entrada em vigência da nova normativa, não será surpresa se ocorrer um acréscimo no número de barragens em nível de emergência 1, 2 e 3, devido aos novos gatilhos apresentados", afirma Neves, no artigo assinado com Yara Barbosa Franco, técnica da agência.

continua após publicidade

O País tinha 42 barragens de mineração classificadas com algum grau de emergência em janeiro, segundo boletim mais recente publicado pela ANM. Dessas barragens, três eram classificadas em nível 3, o máximo de emergência, que consiste em "rompimento iminente" ou acontecendo de uma barragem.

O gerente acrescentou que os novos critérios, que começam a valer a partir de 22 de fevereiro, reforçam a importância de se avaliar continuamente a segurança das barragens de mineração, com base em análises de estabilidade atualizadas e representativas da situação atual de cada estrutura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Novos critérios de classificação podem elevar número de barragens em 'emergência'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!