Depois de um domingo (24/9) marcado por recordes de temperaturas altas, grande parte do Brasil deve continuar enfrentando um "calorão" durante a última semana de setembro. No entanto, entre a terça (26) e a quarta-feira (27), a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, vai ajudar a intensificar ainda mais as instabilidades sobre a região Sul do país, afirma o Climatempo.
Áreas do sul, leste, litoral, região da Grande Porto Alegre e extremo norte do Rio Grande do Sul, ficam em alerta. A tendência é do afastamento do ciclone já na quarta-feira (27). Em Santa Catarina, com a formação do ciclone, as nuvens de temporais são reforçadas e parte do leste e sul catarinense ficam em alerta para chuva volumosa. Curitiba, capital do Paraná, onde a expectativa para o domingo foi de 42°C, deve marcar apenas 18°C na quinta-feira (28).
- LEIA MAIS: Primavera será quente e chuvosa no PR; veja a previsão para a estação
Conforme as previsões para esta semana, a região Sul enfrentará, além da queda das temperaturas com a chegada do novo ciclone extratropical, rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h e pancadas de chuvas com granizo. Santa Catarina e o Paraná poderão sofrer com pancadas de chuvas e temporais isolados de vento e granizo em diferentes pontos. Na quarta, a frente fria associada ao ciclone vai avançar pelos dois estados com chuva mais ampla, especialmente em Santa Catarina, aponta o MetSul Metereologia.
Apesar de o Rio Grande do Sul também ficar em estado de alerta por causa do ciclone, para as regiões Norte e Leste do estado, gradualmente, o tempo começa a melhorar antes de uma sequência de dias de sol e tempo firme a partir de quinta com o afastamento do ciclone.
*Com informações g1.
Deixe seu comentário sobre: "Novo ciclone no Sul traz virada no tempo e queda nas temperaturas"