Mais lidas

    Cotidiano

    Ciência

    Nova forma de carbono é mais forte que diamante

    Nova forma de carbono é mais forte que diamante
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 02.07.2020, 14:30:14 Editado em 02.07.2020, 14:29:36
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Por muito tempo o diamante ocupou o pódio como um dos materiais mais duros conhecidos pela humanidade, porém tudo pode mudar. A pedra preciosa pode ter um grande rival.

    Uma nova forma de carbono foi descoberta e, segundo a Universidade de Tsukuba, ela é tão forte como um diamante, mas tão leve como o grafite de um lápis. O seu principal uso pode ser o armazenamento de gás e optoeletrônica, que é o estudo de aparelhos eletrônicos capazes de fornecer, detectar e controlas a luz. 

    Os cientistas batizaram a descoberta de “pentadiamond” (“pentadiamante”, na tradução literal para o português). Os diamantes são formados de átonos de carbono agrupados em uma estrutura densa, porém o carbono também é capaz de formar outras várias configurações estáveis, como o caso dos alótropos, que incluem o grafite dos lápis, assim como os nanotubos de carbono.


    Com informações: Exame.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Nova forma de carbono é mais forte que diamante"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.