MAIS LIDAS
VER TODOS

Descoberta

Nova espécie de sucuri é achada na Amazônia; cobra chega a 8 metros

Conforme especialistas, a serpente pode ser a maior do mundo, já que tem cerca de 8 metros de comprimento e mais de 200 quilos

Da Redação

·
O relato sobre o achado foi feito na revista científica Diversity na última sexta-feira (16)
Icone Camera Foto por Reprodução/Instagram
O relato sobre o achado foi feito na revista científica Diversity na última sexta-feira (16)
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.02.2024, 14:18:48 Editado em 21.02.2024, 14:52:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um fato científico inédito pode ter sido descoberto na Amazônia: uma nova espécie de sucuri-verde. Conforme especialistas, a serpente pode ser a maior do mundo, já que tem cerca de 8 metros de comprimento e mais de 200 quilos.

continua após publicidade

O relato sobre o achado foi feito na revista científica Diversity na última sexta-feira (16). Além disso, um vídeo do momento da descoberta foi divulgado pelo cientista e apresentador de TV Freek Vonk, onde ele surge em um rio ao lado da serpente. (Assista abaixo)

Segundo a ciência, apenas uma espécie de anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima) era conhecida na Amazônia. “Hoje, com outros 14 cientistas de nove países, descrevi uma nova espécie de cobra da Amazônia, que pode ser a maior do mundo. E não qualquer uma, é uma serpente gigante! Descobrimos que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda-verde, como todos a conhecemos pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes, é, na verdade, duas espécies diferentes!”, postou o holandês no Instagram.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Rio Negro tem nova seca histórica com estiagem no Amazonas

“Embora pareçam quase idênticas à primeira vista, a diferença genética entre as duas é de 5,5%, e isso é enorme. Para colocar isso em perspectiva, humanos e chimpanzés são geneticamente diferentes entre si apenas em cerca de 2%”, destacou.

O cientista não deixou de exaltar o tamanho da cobra. “Ela tem a cabeça do tamanho da minha. Por completo espanto e admiração, um ‘monstro’! Já descobri uma nova espécie antes, mas era uma pequena cobra da Austrália. Agora é sobre um animal mítico e lendário! Definitivamente um dos destaques da minha carreira científica. Até porque essa cobra ocorre na Amazônia, um lugar que para mim parece um lar”, disse.

continua após publicidade

“Por mais emocionante que seja a descoberta desta cobra, a região Amazônica está sob forte pressão das alterações climáticas e da contínua perda da floresta primária. Mais de um quinto da Amazônia já desapareceu, o que é mais de 30 vezes a área da Holanda. A sobrevivência destas icônicas cobras gigantes está intimamente ligada à proteção do seu habitat natural. Esta pesquisa enfatiza o cuidado que devemos ter com a nossa maior floresta do mundo”, finalizou ele.

Veja:

tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Nova espécie de sucuri é achada na Amazônia; cobra chega a 8 metros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!