MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Noções básicas sobre domínios: tudo o que você precisa saber

O que é importante para garantir uma boa presença online? Essa pergunta normalmente guia os empreendedores na hora de colocar em prática o Marketing Digital. Criar e gerenciar um site deve estar entre as prioridades da lista. Investir em uma boa plataf

Da Redação

·
Noções básicas sobre domínios: tudo o que você precisa saber
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2022, 17:37:28 Editado em 21.10.2022, 17:37:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O que é importante para garantir uma boa presença online? Essa pergunta normalmente guia os empreendedores na hora de colocar em prática o Marketing Digital.

continua após publicidade

Criar e gerenciar um site deve estar entre as prioridades da lista. Investir em uma boa plataforma de CMS, como o WordPress, também é essencial. O mesmo vale para a hospedagem de site.

Há também outro item que não pode faltar: o domínio. O registro de domínio é aquele toque básico para conferir mais profissionalismo e credibilidade para o seu site, a sua empresa e a sua marca.

continua após publicidade

Por ser tão importante, é comum que existam várias dúvidas a respeito desse tema. Para que serve um domínio? Quais são as melhores extensões de domínio? Qual a diferença entre domínio .com e domínio .com.br?

Para ficar por dentro do assunto, nesse artigo reunimos tudo o que você quis saber sobre domínio, mas não sabia para quem perguntar. Continue a leitura!


continua após publicidade

O que é domínio?

Indo direto ao ponto, o domínio é o endereço do seu negócio na internet. Se uma pessoa tem condições de acessar o site da sua empresa na web, uma parcela de culpa disso é o domínio.

Na prática, o domínio tem o intuito de auxiliar os usuários a encontrar o seu site de forma rápida e sem problemas. Se não fosse o domínio, seria necessário memorizar o endereço de protocolo de internet (IP), composto por vários números. Além disso, não custa lembrar que domínio e a hospedagem de sites andam de mãos dadas.

Sendo assim, é possível afirmar que os domínios, de uma forma geral, estão relacionados aos seus respectivos endereços de IP e apontam para um servidor específico. Esse é o servidor que hospeda o site. O procedimento funciona assim:

continua após publicidade
  • Assim que o usuário insere um domínio no navegador, o servidor realizará uma busca numa rede de servidores que constitui o DNS (Sistema de Nomes de Domínio).
  • Os servidores DNS procuram pelo endereço de IP relacionado com o domínio.
  • Os servidores possuem a informação sobre o endereço de IP e vai retorná-lo para o navegador.
  • O navegador pede para a hospedagem do domínio informações sobre o site. A partir daí envia os dados de volta e o navegador converte numa página da internet.
    Noções básicas sobre domínios: tudo o que você precisa saber
    Foto por Divulgação

A diferença entre o domínio e URL

Quando o assunto é domínio, muita gente o confunde com um outro elemento importante: a URL. Há sim algumas semelhanças entre eles, mas na essência são duas coisas diferentes.

A URL é a sigla para o termo em inglês Uniform Resource Locator. A URL atua como um endereço completo na internet. Ela direciona os visitantes para uma página determinada dentro de um site. Já o domínio é um elemento que faz parte da URL.

continua após publicidade

A URL é composta pelo protocolo, domínio e caminho. O protocolo, por exemplo, é um elemento importante para informar se o site oferece segurança.


TLD - Saiba o que é o Top-Level Domain

O domínio é composto por três elementos básicos:

continua após publicidade
  • Subdomínio
  • Nome de domínio, também chamado de Second Level Domain
  • Top-Level Domain, o nosso famoso TLD

Para compreender melhor como esses elementos se organizam, podemos utilizar o domínio falso “meu.site.com”.

Diante disso, o “meu” funciona como o subdomínio, o “site” atua como nome de domínio e, por último vem o “.com”, que é a TLD.

A TLD é um dos elementos mais conhecidos de um domínio. Ele é a sigla para o termo em inglês Top-Level Domain. Traduzindo, ele pode ser chamado de Domínio de Topo, Domínio de Primeiro Nível, Extensão de Domínio ou também de Domínio de Nível Superior.

continua após publicidade


Diferentes tipos de TLD

O TLD possui categorias diferentes. Cada uma delas possui características específicas, inclusive, conhecê-las ajuda até mesmo a escolher o nome do domínio mais adequado para o site e o seu negócio. Confira então quais são elas.

continua após publicidade

sTLD

Esse é relacionado com as organizações particulares. Os tipos de sTLD mais conhecidos hoje em dia são:

  • .post - Para sites que atuam no segmento de serviços postais
  • .edu - Para sites de instituições educacionais
  • .gov - Para sites relacionados com o governo
  • .int - Para organizações internacionais
  • .tel - Para sites que atuam com serviços de comunicação.

gLTD

Ela é a categoria mais conhecida. Uma das vantagens da gLTD é o fato de que ela pode ser registrada por qualquer tipo de empreendimento.

Quando se trata de gTLD, as extensões são bem diversificadas. Para optar pela mais compatível com o seu site e empresa, é necessário levar em consideração a área de atuação do seu negócio.

continua após publicidade

Algumas das mais conhecidas são:

  • .info - Para sites de empresas de tecnologia e informática.
  • .store - Para lojas online
  • .org - Para organizações das mais variadas áreas
  • .xyz - Para sites em geral.
  • .club - Para sites que funcionam como clubes online.
  • .name - Para sites, blogs que atuam como portfólios individuais.
  • .com - Para sites comerciais.
    Noções básicas sobre domínios: tudo o que você precisa saber
    Foto por Divulgação

Os benefícios de um domínio para a presença digital

Ter um domínio é muito importante para consolidar uma boa estratégia de Marketing Digital e garantir a presença online. Entre as vantagens de registrar um domínio, é possível enumerar várias, mas vamos conferir as principais.

Endereço de e-mail personalizado

Possuir um domínio possibilita que o gestor tenha mais de uma conta de email profissional, porém devidamente personalizadas como, por exemplo, minhaempresa@dominio.com.

continua após publicidade

Esse parece ser um mero detalhe, porém faz toda a diferença para o marketing da sua organização, conferindo mais credibilidade e autoridade para o seu negócio e sua marca.

Vale lembrar que somente com um e-mail profissional é possível utilizar ferramentas de e-mail marketing e investir em campanhas de marketing direto.

SEO

Um domínio marcante e bem escolhido, composto por palavras-chave adequadas, é mais fácil impactar de forma positiva a otimização do seu site, beneficiando o seu posicionamento no Google.

Fortalecimento da marca

Um domínio bem escolhido vai auxiliar na interação entre a sua empresa e os consumidores. Ele traz mais profissionalismo para a organização e isso se reflete em uma maior confiança e reconhecimento.

Canal de interação

Um domínio permite que os usuários tenham, na maioria das vezes, um primeiro contato com o seu negócio em um dos meios mais acessados na era digital: a internet.

Por essa razão, investir em um registro de domínio é otimizar a presença online do seu negócio.


Conclusão

Mais do que um endereço, um domínio pode dizer muita coisa sobre o seu site. É o domínio que vai ser o nome da sua empresa na internet.

Graças a ele, uma boa parte dos seus consumidores entrará em contato com o seu negócio, seja ele um site institucional, um blog pessoal ou um e-commerce.

Por isso, escolher o domínio adequado e providenciar o seu registro é um dos primeiros passos a ser seguido quando se trata de investir em presença digital.

Por essa razão, conhecer o que é TLD, URL e outros conceitos auxilia na sua gestão e no êxito da sua presença na internet. Gostou de saber mais sobre esses conceitos? Já sabia desses detalhes sobre os domínios de internet? Se gostou, compartilhe esse material com seus amigos e contatos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Noções básicas sobre domínios: tudo o que você precisa saber"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!