MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

No caminho inverso, HCor recebe financiamento de empresa americana

Embora a maioria dos estudos internacionais que chegam ao Brasil sejam desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos ou cientistas estrangeiros, em pelo menos um caso de testes de medicamentos para covid, brasileiros conseguiram inverter essa lógica.Pesqui

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.08.2020, 14:01:00 Editado em 22.08.2020, 14:08:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Embora a maioria dos estudos internacionais que chegam ao Brasil sejam desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos ou cientistas estrangeiros, em pelo menos um caso de testes de medicamentos para covid, brasileiros conseguiram inverter essa lógica.

continua após publicidade

Pesquisadores do Hospital do Coração (HCor) idealizaram uma pesquisa de um possível tratamento para covid que conseguiu financiamento de uma empresa americana. "Esse medicamento ainda não tem um nome comercial, mas é conhecido pelo mecanismo de ação chamado de antisenso. É uma cadeia de RNA que bloqueia outra, impedindo a produção de algumas proteínas. No caso do nosso estudo, a ideia seria bloquear a calicreína para reduzir o risco de inflamação e edema (acúmulo de líquido) pulmonar que agrava o quadro", explica o intensivista Fernando Zampieri, pesquisador do HCor e investigador principal do estudo.

O mecanismo antisenso já é usado em outros medicamentos com indicações diversas desenvolvidos por uma empresa de biotecnologia americana chamada Ionis, especializada em terapias direcionadas ao RNA, como um medicamento usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME). A empresa é a financiadora da pesquisa do HCor.

continua após publicidade

"Desenhamos o estudo e fomos atrás de quem poderia se interessar. Como a Ionis já produz essa classe de medicamentos, procuramos a empresa. A diferença é que, como o protocolo é nosso, os bancos de dados gerados pelo estudo e as análises dos resultados são feitos por nós, uma instituição acadêmica, e não pela indústria farmacêutica", destaca Zampieri.

O estudo inicial, de fase 2, será feito com 90 pacientes. Ele já recebeu o aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e deverá iniciar o recrutamento dos pacientes nas próximas semanas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "No caminho inverso, HCor recebe financiamento de empresa americana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!