MAIS LIDAS
VER TODOS

Vacinas

"Nenhuma vacina aprovada é experimental", afirma OMS

A instituição declarou que apesar das vacinas terem sido liberadas de forma emergencial, elas cumprem todos os critérios básicos exigidos pela agência.

Da Redação

·
"Nenhuma vacina aprovada é experimental", afirma OMS
Icone Camera Foto por Reprodução Internet
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.06.2021, 17:18:48 Editado em 14.06.2021, 17:19:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (14/6), a Organização Mundial de Saúde (OMS) reiterou que as vacinas contra a Covid-19 aprovadas para uso emergencial pela entidade não são consideradas experimentais.

continua após publicidade

“No começo da pandemia, colocamos critérios mínimos de segurança e eficácia para as vacinas contra a Covid-19. Uma vez que os dados mínimos são alcançados, as fórmulas podem receber a aprovação para uso emergencial”, afirmou Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS. Ela lembrou ainda que há várias formulações na fase de estudo clínico — essas, sim, são consideradas experimentais.

Efeitos adversos

continua após publicidade

Mariângela Simão, diretora de acesso a medicamentos e produtos para a saúde da entidade, explicou que a organização está acompanhando os casos de miocardite que podem estar associados à vacinação nos Estados Unidos.

“Estamos monitorando e coletando dados para investigar se há relação com a vacina, ou se é uma distribuição normal de casos”, diz. A OMS afirma que a maioria dos casos relatados até o momento nos Estados Unidos e Israel são de situações leves.

A diretora comentou também sobre a decisão do FDA (órgão americano equivalente à Anvisa) de incinerar doses da vacina da Janssen produzidas por um laboratório em Baltimore, nos EUA. Segundo ela, o problema é pontual com a fábrica, e a vacina continua sendo segura.

continua após publicidade

A maior parte das doses que está sendo exportada e distribuída é feita em outros laboratórios, e não se esperam problemas com data de entrega por conta da situação.

Com informações: Metrópoles

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: ""Nenhuma vacina aprovada é experimental", afirma OMS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!