MAIS LIDAS
VER TODOS

De volta à Lua

Nasa lança foguete neste sábado; veja como assistir

Agência espacial mudou data após previsão de tempestades para sexta-feira (2)

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.09.2022, 19:57:34 Editado em 02.09.2022, 20:03:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Neste sábado (3) poderá acontecer um evento histórico: o retorno à Lua. Após cancelar a missão Artemis 1 no dia 29 de agosto e também nesta sexta-feira (2/9), a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) confirmou a nova tentativa de lançamento para este sábado, às 15h17, horário de Brasília. A Nasa anunciou a nova data após previsão de tempestades para esta sexta.

continua após publicidade

A Missão Artemis I, marca o reinício da exploração lunar com missões tripuladas. A agência espacial pretende realizar a decolagem do foguete SLS às 15h17, mas tudo está suscetível a alterações devido a mudanças do clima no Cabo Canaveral. O evento histórico será transmitido ao vivo no canal do YouTube da NASA.

LEIA MAIS - Odisseia no espaço: Nasa marca datas possíveis para retorno à lua

continua após publicidade

A nova data é uma surpresa visto que a agência espacial planejou três datas para a primeira janela de lançamento da missão e do foguete Space Launch System (SLS): 29 de agosto, 2 de setembro e 5 de setembro.

Caso a NASA não consiga dar início a missão até a próxima segunda-feira (5), o gigantesco foguete SLS terá que retornar para o Edifício de Montagem de Veículos (VAB, na sigla em inglês), onde o sistema de terminação de voo passará por mais testes. Esse sistema possui uma certificação de 20 dias, sendo que após esse período novos testes precisam ser refeitos — a NASA certificou esses componentes no dia 16 de agosto.

ASSISTA O LANÇAMENTO AQUI:

Direct from America's space program to YouTube, watch NASA TV live streaming here to get the latest from our exploration of the universe and learn how we dis... NASA

continua após publicidade

ALERTA DE TEMPESTADE

O motivo de mudar de 2 de setembro para 3 de setembro é a previsão de tempo ruim para a região do Cabo Canaveral, onde a NASA realiza a maior dos seus lançamentos espaciais. Na segunda-feira, o engenheiro chefe do projeto informou que a equipe trabalharia para corrigir o vazamento do líquido de resfriamento até esta quinta, garantido o lançamento na sexta-feira.

Artemis I de VI

Como indicado no próprio nome, esta é a primeira missão do Programa Artemis, que terá um total de cinco missões. Destas, somente a primeira não será tripulada.

continua após publicidade

Toda a viagem até voltar à Terra deve durar 42 dias — não há um cronograma extremamente preciso sobre o tempo. A espaçonave Orion deverá ficar pelo menos seis dias orbitando a Lua.

Com informações do site Mundo Conectado

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Nasa lança foguete neste sábado; veja como assistir"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!