MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

'Não superamos a covid como problema de saúde pública', diz ministra da Saúde

A ministra da Saúde Nísia Trindade afirmou nesta segunda-feira, 11, exatos quatro anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a covid-19 como pandemia, que, embora não seja mais uma emergência sanitária, a doença é ainda um problema de sa

Leon Ferrari (via Agência Estado)

·
Escrito por Leon Ferrari (via Agência Estado)
Publicado em 11.03.2024, 17:22:00 Editado em 11.03.2024, 17:26:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ministra da Saúde Nísia Trindade afirmou nesta segunda-feira, 11, exatos quatro anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a covid-19 como pandemia, que, embora não seja mais uma emergência sanitária, a doença é ainda um problema de saúde pública não superado no Brasil. A fala ocorreu na abertura do evento destinado à criação do Memorial da Pandemia de Covid-19.

continua após publicidade

"Ao falar de um memorial e de uma política de memória, não circunscrevemos a pandemia de covid-19 ao passado", frisou. "A despeito de termos superado a emergência sanitária, não superamos a covid-19 como um problema de saúde pública."

"Em função é dos últimos números, a covid ainda permanece como uma doença de preocupação." De acordo com os dados da pasta, em 2024 foram notificados 381.446 casos e 1.789 óbitos de covid-19 até 2 de março. Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentaram 75% nas últimas quatro semanas, de acordo com boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O País ultrapassou as 700 mil mortes pela doença.

continua após publicidade

O tom da abertura do evento que se estende até terça, 12, foi de críticas à gestão anterior do governo federal e de cobrança de responsabilização pelas mortes evitáveis. As autoridades também reforçaram a importância da memória - "lembrar para aprender" - e a necessidade de avançar tecnologicamente.

"Há exatos quatro anos, a Organização Mundial de Saúde elevava a covid-19 à categoria de pandemia. Mais de 6 milhões de vidas foram ceifadas pela doença em todo o mundo, sendo 710 mil brasileiros, graças a uma gestão negligente das ações sanitárias de prevenção e cuidados com a população brasileira", leu o cerimonialista, antes de passar a palavra à ministra, que pediu um minuto de silêncio às vítimas.

A ministra agradeceu a todos aqueles que estiveram juntos na "resistência", palavra que usou para classificar o combate à pandemia da covid-19, em especial os trabalhadores do Sistema Único da Saúde (SUS).

continua após publicidade

"A pandemia deixou marcas de profundo sofrimento na população brasileira. Isso nos impõe promover a defesa da dignidade humana e da vida", disse Rosângela Dornelles, representante da Rede Nacional das Entidades de Familiares e Vítimas da Covid.

"Dessas mais de 710 mil vidas que foram tiradas de nós, sabemos que a maioria delas ainda poderiam estar conosco", afirmou o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.

Segundo estimativas do Grupo Alerta, formado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Oxfam Brasil, a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) e a Anistia Internacional Brasil, cerca de 120 mil mortes ocorridas no primeiro ano da pandemia (de março de 2020 a março de 2021) poderiam ter sido evitadas se o Brasil tivesse adotado medidas preventivas, como distanciamento social e restrições a aglomerações. "Como nada foi feito, verificou-se 305 mil mortes acima do esperado no período."

continua após publicidade

"Temos muito trabalho ainda a fazer, mas vamos continuar. Memória é para aprender e para que nunca mais aconteça", finalizou Pigatto. Em março, o CNS voltou à Procuradoria Geral da República (PGR) para pedir a responsabilização de agentes públicos por omissão na condução da pandemia. O documento "Denúncia de Violações dos Direitos à Vida e à Saúde no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil" já havia sido apresentado à PGR em 2021.

Para Márcia Rollemberg, secretária de cidadania e diversidade cultural do Ministério da Cultura, é preciso criar uma política de memória no País. "É importante conformar um local de acolhimento para as pessoas se reunirem, encontrarem conforto, terem uma roda de conversa, interagirem e trazerem o registro de testemunhos com ensinamentos que alimentem a esperança, a busca de superações e a cura emocional após traumas individuais e coletivos."

Necessidade de avanços

"A pandemia mostrou o quanto temos que avançar com o nosso complexo industrial e tecnológico, com os nossos sistema de informação. Além de avançar e amadurecer enquanto sociedade: estarmos unidos quando o nosso inimigo é comum", destacou ainda Hisham Mohamad Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "'Não superamos a covid como problema de saúde pública', diz ministra da Saúde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!