MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Na pandemia, 1/3 das famílias com crianças e jovens comeu mais industrializados

Durante a pandemia do novo coronavírus, pelo menos 33 milhões de brasileiros afirmaram que, em algum momento, não tiveram dinheiro para comprar mais comida quando o alimento de casa acabou. Outros 9 milhões deixaram de fazer alguma refeição porque não hav

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.08.2020, 16:28:00 Editado em 25.08.2020, 17:42:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Durante a pandemia do novo coronavírus, pelo menos 33 milhões de brasileiros afirmaram que, em algum momento, não tiveram dinheiro para comprar mais comida quando o alimento de casa acabou. Outros 9 milhões deixaram de fazer alguma refeição porque não havia comida para toda a família. Os dados são de uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), feita pelo Ibope e divulgada nesta terça-feira, 25.

continua após publicidade

O estudo busca medir quais foram os impactos primários e secundários da covid-19 em crianças e adolescentes, dividindo os dados em três tópicos principais: segurança alimentar, renda familiar e acesso à educação. A pesquisa mostra que famílias com jovens de 0 a 17 anos estão mais vulneráveis durante a pandemia em todos os cenários analisados e afirma que crianças e adolescentes são "vítimas ocultas da pandemia".

Enquanto 49% dos brasileiros relataram ter mudado seus hábitos alimentares durante a quarentena, o índice entre residentes com crianças ou adolescentes chega a 59%. O grupo também é o que apresenta o maior aumento no consumo de alimentos industrializados (31%), como macarrão instantâneo, biscoitos recheados e enlatados; de fast food (20%), como hambúrgueres, esfihas etc.; e refrigerantes (19%).

continua após publicidade

Essas famílias também são as que mais relatam insegurança alimentar no contexto da pandemia. Dentre elas, 27% afirmaram ter passado por pelo menos um momento em que os alimentos acabaram e não tiveram como repor, enquanto 8% deixaram de fazer alguma refeição por falta de dinheiro. Para os núcleos familiares sem criança ou adolescentes, esses índices foram de 17% e 4%, respectivamente.

"A má nutrição é apresentada em duas dimensões: a mudança de hábitos alimentares e a redução do acesso a alimentos, a fome. São duas situações extremamente preocupantes", afirma Cristina Albuquerque, chefe de saúde do UNICEF no Brasil. Ela observa que o aumento no consumo de comidas processadas leva a uma dieta com poucos nutrientes, rica em sódio e gordura, o que pode acarretar aumento nos índices de obesidade infantil.

"A gente precisa fazer um nexo entre esses 9% que foram privados de alimento com relação à redução da renda nessas famílias", aponta Cristina. De acordo com a pesquisa, pelo menos 63% dos brasileiros que têm uma criança ou adolescente em casa tiveram queda no rendimento familiar após o início da pandemia. Desses, 21% estavam trabalhando antes da covid-19 e não estão mais.

continua após publicidade

Os motivos mais citados para diminuição de renda no grupo foram a redução do salário e do horário de trabalho de alguém da família; a suspensão do emprego, mesmo que temporária; e a impossibilidade de trabalhar, por falta de transporte ou adoecimento. Ainda dentre as famílias com crianças e adolescentes, 37% tiveram perda de pelo menos metade da renda.

"Precisamos pensar também em ajustar os programas de assistência com base nas famílias com crianças e adolescentes. O Brasil tem ampla experiência em proteção social e o benefício emergencial mostrou que isso é possível de ser feito. Principalmente em longo prazo, porque essa crise não vai terminar tão cedo", explica Liliana Chopitea, chefe da área de Políticas Sociais, Monitoramento e Avaliação, e Cooperação Sul-Sul do UNICEF no Brasil

A pesquisa mostra que 18% dos que responderam vivem com crianças e adolescentes e complementa a renda com o Bolsa Família e outros 22% recebem algum tipo de benefício do governo. Ainda assim, Cristiane aponta que a suspensão das aulas presenciais foi decisiva para a insegurança familiar dessas famílias, uma vez que muitas crianças e adolescentes dependem da merenda escolar. "A gente sabe que ainda existem crianças que vão à escola principalmente para terem acesso a alimentos."

continua após publicidade

Em relação ao acesso à educação remota imposta pela pandemia, a Unicef classifica como uma "surpresa positiva" o dado de que 91% dos alunos entre 4 e 17 anos mantiveram suas atividades. Ao mesmo tempo, a organização alerta que 4,2 milhões de crianças e adolescentes não estavam matriculados mesmo antes da pandemia, enquanto outros 6 milhões afirmaram não ter mantido as atividades escolares pela internet.

"As escolas foram fechadas abruptamente e demorou um pouco para que o tempo com as famílias fosse organizado no novo contexto, mas os percentuais vêm aumentando", explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil. Ele afirma ainda que a possível perda de vínculo entre os estudantes e as escolas é também uma das grandes preocupações no contexto da pandemia. "É importante entender que esse contato com a escola é parte fundamental da segurança social, seja de violência, saúde alimentar ou outros problemas."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Na pandemia, 1/3 das famílias com crianças e jovens comeu mais industrializados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!