MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Nº de alunos na creche diminui 9% no Brasil em 2021; rede privada puxa redução

O número de matrículas em creches no Brasil caiu 9% no ano passado, na comparação com 2019. A redução foi puxada, sobretudo, pela saída de alunos da rede particular. As crises econômica e sanitária, em meio à pandemia de covid-19, explicam o recuo. Os da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2022, 19:33:00 Editado em 31.01.2022, 19:39:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de matrículas em creches no Brasil caiu 9% no ano passado, na comparação com 2019. A redução foi puxada, sobretudo, pela saída de alunos da rede particular. As crises econômica e sanitária, em meio à pandemia de covid-19, explicam o recuo. Os dados são do Censo Escolar 2021, divulgados nesta segunda-feira, 31, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

continua após publicidade

Esses são os primeiros dados oficiais de matrículas que mostram os impactos da pandemia no acesso à educação. As informações foram coletadas entre junho e agosto de 2021.

Segundo os dados do Censo Escolar, as matrículas em creche (0 a 3 anos) caíram de 3,7 milhões em 2019 para 3,4 milhões em 2021. Até 2019, havia tendência de crescimento nas matrículas nessa etapa. O recuo ocorreu principalmente na rede privada, com queda de 21,6% de 2019 a 2021. Eram quase 1,3 milhão de matrículas em creches privadas antes da pandemia - agora, são pouco mais de 1 milhão.

continua após publicidade

Na rede pública, também houve redução, mas em ritmo menor. Eram 2,456 milhões de matrículas na creche em 2019 - número que passou para 2,399 milhões. A rede privada tem papel importante na oferta de vagas em creches no Brasil: um terço dos alunos de 0 a 3 anos estão matriculados em escolas particulares.

Etapa não obrigatória, a creche é apontada por especialistas como fundamental para o desenvolvimento da criança. Durante a primeira infância, do nascimento aos 6 anos, ocorre a maior parte das conexões cerebrais e os estímulos têm maior potencial de retorno futuro. No Brasil, o número de creches vem diminuindo nos últimos anos. Entre 2020 e 2021, o País perdeu mil creches.

A pré-escola (4 a 5 anos) também apresentou tendência semelhante de recuo. No período entre 2019 e 2021, a queda foi de 6% no número de matrículas nessa etapa de ensino. Já na rede privada, a redução foi de 25,6%.

continua após publicidade

Considerando toda a educação básica, o que inclui os estudantes de ensino fundamental e médio, a redução no número de matrículas foi de 1,3% na soma das redes privada e pública. Já na particular, a queda foi maior, de 10%. E na pública foi de 0,5%.

"De 8 até 14 anos praticamente universalizamos o acesso (à escola). Temos desafios nos anos iniciais e sobretudo na creche, quando a frequência à escola cai no Brasil", afirmou o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, durante coletiva para apresentar os dados do Censo Escolar.

Para Sampaio, a queda expressiva na matrícula em creches na rede privada é um movimento "que só pode ser explicado pela pandemia". A diminuição impõe desafios ao Brasil e coloca o País mais distante de cumprir as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).

continua após publicidade

Na faixa etária de 0 a 3 anos de idade, a frequência escolar é de 35,6%, conforme os últimos dados disponíveis, de 2019, mas a queda nas matrículas após aquele ano indica uma redução ainda maior. O PNE propõe que o atendimento chegue a 50%. Isso significa que há a necessidade de ampliar o número de matrículas de 3,4 milhões para cerca de 5 milhões.

Para a faixa etária de 5 anos, os dados de atendimento escolar mais recentes também mostram queda: de 93,5%, em 2020, para 83,9%. O PNE estabelece que o atendimento escolar deve ser universal na faixa etária de 4 a 5 anos.

continua após publicidade

Para Anna Helena Altenfelder, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a redução nas matrículas em escolas particulares faz crescer a demanda na rede pública, que deve se preparar para receber mais crianças, com qualidade. "As creches conveniadas e públicas já têm um desafio enorme de demanda. Podemos ter cenário de aumento de fila."

E, do ponto de vista pedagógico, escolas e redes de ensino terão de lidar com um contingente de alunos que não passou pela creche ou pré-escola no período da pandemia. O desenvolvimento das crianças nesse período, diz Anna Helena, depende da qualidade das interações que elas tiveram fora da escola - o que, por sua vez, tem relação com o tempo dos pais, questões econômicas e outros fatores.

"As crianças precisam ter experiências educativas em quantidade e qualidade. Sem dúvida, o afastamento da creche traz prejuízo, mas não devemos olhar para isso como algo irremediável", diz a especialista. Segundo ela, será preciso que os educadores estejam atentos agora a questões como socialização das crianças e desenvolvimento da linguagem. O trabalho, no entanto, fica mais difícil em turmas cheias.

Resposta à pandemia mostra disparidades

Os dados do Censo Escolar também evidenciam as disparidades no ensino durante a pandemia. Na rede privada, 7 em cada 10 escolas não retomou as atividades presenciais no ano de 2020 - a taxa salta para 85,9% na rede estadual e para 97,5% na rede municipal.

Além disso, foi baixo o número de municípios que conseguiu oferecer aulas síncronas (ao vivo) durante a pandemia em 2020. A maior parte dos municípios (2.449) informou que nenhuma de suas escolas teve aulas ao vivo, mediadas pela internet, em 2020. Esse tipo de aula possibilita a interação direta entre o professor e o aluno e foi utilizada por boa parte das escolas particulares de elite no País.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Nº de alunos na creche diminui 9% no Brasil em 2021; rede privada puxa redução"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!