No domingo (4), uma mulher, de 23 anos, deu à luz durante um voo entre Feijó e Cruzeiro do Sul, no Acre. Nérya Oliveira havia entrado no avião para realizar o parto em um local adequado, pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Segundo o gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul, Cleiton Costa, a jovem, que tinha 36 semanas de gestação, estava sentindo contrações e apresentava um centímetro de dilatação.
Por conta disto, a gestante foi encaminhada pelo TFD para Cruzeiro do Sul, para receber atendimento na maternidade. Mas durante o voo, 15 minutos após a decolagem, Nérya entrou em trabalho de parto.
“Ela estava com dor, mas não dilatava. Então, o médico resolveu mandá-la para Cruzeiro do Sul, já que em Feijó não tem obstetra. Esse voo é de cerca de 35 minutos, e ela deu à luz 20 minutos antes de pousar“, relatou Cleiton Costa.
“O piloto informou à torre, que acionou o Samu e uma equipe completa com médico ficou esperando por eles lá no aeroporto e deu toda a assistência. Tanto a criança como a mãe passam bem e foram levados para a maternidade”, continuou Cleiton.
A tia de Nérya, Irismar Silva de Oliveira, de 35 anos, estav acompanhando a sobrinha e relatou como tudo ocorreu.
“Veio a primeira vez [a dor] e ela disse: ‘Tia, eu não aguento. O neném vai nascer’. Na terceira vez ela disse que ele já estava nascendo. Quando eu corri para pegar o bebê, ele já caiu no chão. Como eu estava usando o cinto de segurança, não consegui ir para frente rápido, aí tive que tirar o cinto, peguei ele e coloquei em cima dela. Acho que fiquei mais nervosa do que ela. Eu gelei na hora, sem saber o que fazer”.
Deixe seu comentário sobre: "Mulher dá à luz durante voo, 15 minutos após adentrar em avião"