MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

MP recomenda 'lockdown' para atividades não essenciais no Estado do Rio

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ) expediu recomendações aos governos do Estado e da capital fluminense para que adotem "novas medidas de recrudescimento ao isolamento social", incluindo "lockdown" para atividades não essenciais e para evitar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.05.2020, 11:06:00 Editado em 14.05.2020, 11:11:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ) expediu recomendações aos governos do Estado e da capital fluminense para que adotem "novas medidas de recrudescimento ao isolamento social", incluindo "lockdown" para atividades não essenciais e para evitar a circulação de pessoas nas regiões mais críticas da pandemia. Oficialmente, o Estado registra mais de duas mil mortes pelo novo coronavírus e quase 19 mil infectados.

continua após publicidade

Nos documentos, o MP/RJ destaca que as formas de bloqueios devem ser definidas pelos gestores públicos "tendo por base estudos técnicos sustentados em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, mobilidade urbana, segurança pública e assistência social".

O texto traz indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Panamericana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde apontando que o bloqueio total "é eficaz para redução da curva de casos e para dar tempo para reorganização do sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos".

continua após publicidade

Nas recomendações, o Ministério Público pede que se considerem decretos visando "lockdown" por 15 dias, citando estudos de diversas entidades da área de saúde do Estado. O órgão pede ainda a adoção de medidas de assistência social, "que visem a assegurar condições de sobrevivência à população", além de pedir a regulamentação de sanções para repressão dos infratores (como multas) e ampliação de campanhas educativas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "MP recomenda 'lockdown' para atividades não essenciais no Estado do Rio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!