MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

MP extingue Funasa e transfere competências para Ministérios da Saúde e Cidades

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou a Medida Provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União, que trata da extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O texto também dispõe sobre a absorção das competências da

Sandra Manfrini (via Agência Estado)

·
Escrito por Sandra Manfrini (via Agência Estado)
Publicado em 02.01.2023, 11:59:00 Editado em 02.01.2023, 12:02:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou a Medida Provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União, que trata da extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O texto também dispõe sobre a absorção das competências da fundação, patrimônio e pessoal.

continua após publicidade

Ao Ministério da Saúde caberá as atividades relacionadas à vigilância em saúde e ambiente. Para o Ministério das Cidades, serão transferidas as demais atividades e a Pasta sucederá a Funasa nos seus direitos e obrigações.

O texto diz ainda que um ato do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos deverá dispor sobre a "transferência gradual da estrutura, do patrimônio, do acervo, do pessoal e dos contratos da Funasa para outros órgãos e entidades da administração pública federal".

continua após publicidade

Caberá ao Ministério da Gestão dispor sobre a alteração da lotação e do exercício dos servidores e empregados da Funasa.

"A extinção da Funasa não implicará nenhuma alteração dos direitos e vantagens devidos aos seus servidores e empregados, independentemente do teor de lei específica sobre a matéria ou de contrato com disposição em contrário", diz o artigo 5º da MP.

O ato diz ainda que a União poderá contratar instituição financeira oficial para gerir instrumentos contratuais e convênios administrados pela extinta fundação.

A MP produz efeitos a partir de 24 de janeiro de 2023.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "MP extingue Funasa e transfere competências para Ministérios da Saúde e Cidades"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!