MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

MP dá 10 dias para comandante da PM de SP emitir mensagem pública à tropa contra violência

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deu dez dias para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, emitir um comunicado à tropa cobrando respeito aos protocolos para evitar casos de violência e letalidade policial. Um of

Rayssa Motta (via Agência Estado)

·
Escrito por Rayssa Motta (via Agência Estado)
Publicado em 04.12.2024, 17:14:00 Editado em 04.12.2024, 17:22:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deu dez dias para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, emitir um comunicado à tropa cobrando respeito aos protocolos para evitar casos de violência e letalidade policial.

continua após publicidade

Um ofício foi encaminhado ao coronel pelo Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (GAESP), braço do Ministério Público.

O documento é uma recomendação, ou seja, o comandante-geral da PM não é obrigado a cumprir as exigências. No entanto, o Ministério Público pode tomar providências legais se as orientações não forem observadas.

continua após publicidade

O ofício pede que o chefe da Polícia Militar cobre dos agentes que "apliquem integralmente e com eficiência os procedimentos operacionais e as normativas existentes sobre abordagens policiais, visando a redução dos casos de erros, abusos e, por consequência, de letalidade policial durante tais intercorrências".

Outra recomendação é a revisão de procedimentos operacionais e normas sobre abordagens. Os promotores sugerem ainda aque o comando da Polícia Militar considere a implementação de cursos de reciclagem.

Em outro documento encaminhado ao comando da Polícia Militar, o Ministério Público recomenda o uso de câmeras corporais em todas as operações para facilitar a fiscalização da atividade policial.

continua após publicidade

O Ministério Público também abriu uma investigação sobre o policial flagrado atirando um homem de uma ponte. Os promotores pediram cópias do boletim de ocorrências e das perícias à Polícia Civil. A Corregedoria da Polícia Militar também foi notificada para informar, em cinco dias, se abriu uma apuração disciplinar e se o policial foi afastado.

Veja as recomendações do MP ao comandante-geral da PM de São Paulo:

- Mensagem à tropa pedindo respeito aos procedimentos operacionais e normas sobre abordagens policiais;

continua após publicidade

Atualização de protocolos e diretrizes para o trabalho policial;

- Cursos de reciclagem;

- Uso de câmeras corporais em todas as operações.

São Paulo tem registrado queda de indicadores como roubos e furtos neste ano, mas 760 pessoas morreram em decorrência de operações policiais no Estado em 2024. Os dados são do Ministério Público.

Uma sequência recente de casos colocou pressão sobre a política de Segurança Pública do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Entre as ocorrências do último mês, estão a morte de uma criança de 4 anos na Baixada Santista, de um estudante de Medicina baleado em um hotel da capital e de um homem atingido nas costas após tentativa de roubo em um mercado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "MP dá 10 dias para comandante da PM de SP emitir mensagem pública à tropa contra violência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!