MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Movimentos negros denunciam à OEA policial que pisoteou pescoço de mulher em SP

A Coalizão Negra Por Direitos, articulação que reúne organizações de direitos civis e movimentos negros, denunciou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos o caso de violência policial contra uma mulher em Parelheiros, no extremo sul da capital pauli

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.07.2020, 12:39:00 Editado em 14.07.2020, 12:43:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Coalizão Negra Por Direitos, articulação que reúne organizações de direitos civis e movimentos negros, denunciou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos o caso de violência policial contra uma mulher em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. Na ação, um dos agentes chega a pisar no pescoço da comerciante.

continua após publicidade

O documento pede apoio da instituição internacional, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), para garantir a expulsão dos agentes da Polícia Militar (PM) envolvidos no episódio e para pressionar o governo de São Paulo a reformular protocolos de abordagem da corporação a fim de "evitar abusos e a perpetuação da violação direitos à vida e integridade física da população negra e periférica".

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, a vítima, uma mulher de 51 anos, contou que foi empurrada na grade do próprio bar, levou três socos e teve a tíbia quebrada ao levar uma rasteira. Em uma das cenas exibidas pelo programa, ela aparece deitada no chão com o policial pisando em seu pescoço. Depois, é algemada e arrastada para uma calçada, onde é novamente imobilizada pelo pescoço. Desta vez, o policial usa o joelho.

continua após publicidade

A Coalizão Negra Por Direitos também enviou representação pedindo que a Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo instaure investigação criminal dos policiais militares que participaram das agressões. A organização cobra o afastamento definitivo dos agentes, além de sua responsabilização penal e administrativa. Por enquanto, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que abriu um inquérito policial militar (IPM) e que os agentes vão ficar fora das atividades operacionais até o fim das investigações.

Além disso, o documento pede esclarecimentos públicos do governador João Doria (PSDB) e do Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Fernando Alencar Medeiros, sobre o aumento de mortes decorrentes de ações policiais durante a quarentena. Segundos dados publicados pela Corregedoria da corporação, nos meses de abril e maio, foram 187 vítimas: 116 no primeiro mês e 71 no segundo. No mesmo período do ano passado, foram 76 assassinatos em abril e 67 em maio: totalizando 143 mortes, ou seja, 44 a menos do que neste ano.

"A Polícia Militar mata uma pessoa a cada oito horas. A maioria delas são pessoas negras. A maioria delas reside na periferia. Não são atos isolados, é uma política de gestão de Estado e não há mais como essa política permanecer existindo", diz a representação, que também sugere a criação de grupos de trabalho para analisar os casos de homicídios praticados por agentes, de medidas protetivas para as vítimas de violência policial e de mecanismos internos para evitar "abusos".

continua após publicidade

George Floyd

O episódio guarda semelhança com a morte do americano George Floyd, em Minnesota, nos Estados Unidos, em maio. O segurança foi asfixiado por um policial branco que prendeu seu pescoço com o joelho por quase nove minutos. A agressão em Parelheiros ocorreu apenas cinco dias após o assassinato de Floyd, que desencadeou uma série de manifestações antirracistas ao redor do mundo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Movimentos negros denunciam à OEA policial que pisoteou pescoço de mulher em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!