Um vídeo que circula nas redes sociais exibe uma manobra arriscada cometida por um motorista de um ônibus escolar em meio ao tráfego de veículos na BR-343, entre Teresina e Altos, no Piauí. O registro foi feito na manhã dessa terça-feira (9). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já está ciente do ocorrido e afirmou que a ação configura infração grave de direção perigosa.
As imagens foram feitas por um motociclista. Por meio do registro, é possível perceber que o condutor do transporte coletivo trafega por um longo período em marcha à ré. A situação se torna ainda pior, pois a manobra foi feita na contramão.
Conforme o motociclista que fez as imagens, o motorista quase causou um acidente após jogar o ônibus em direção aos motociclistas que passavam.
- LEIA MAIS: Quem era a caminhoneira de 42 anos morta em acidente de trânsito
Assista:
TnOnline TV
Não há detalhes sobre a velocidade do ônibus, mas o que se sabe é que a ação foi realizada em um trecho que está em obras. A via está passando por alargamento e renovação do asfalto, o que normalmente já compromete o trânsito na região, principalmente nas primeiras horas da manhã.
Segundo o motociclista, aparentemente o motorista do ônibus não conseguiu passar pelo trecho em obras da estrada, então refez o caminho na contramão, de marcha à ré, colocando em risco a segurança dos que estavam próximos.
"Como está tendo uma construção na via, alguns lados prosseguem e outros ficam parados. Como o lado que ele transitava estava parado, ele jogou o ônibus na contramão e saiu cortando os outros veículos. Não indico para ninguém, mas para registrar o momento eu tirei o celular e filmei, para fazer a denúncia", contou o homem.
O que fiz a PRF?
A corporação se manifestou sobre o caso e revelou se tratar de uma infração grave de direção perigosa. As autoridades destacaram ainda que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da marcha à ré é permitido apenas para curtas distâncias, o suficiente para a realização de manobras.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
No vídeo, o condutor trafega desta forma por um longo trecho, o que dificulta a visão e reação, caracterizando direção perigosa, definida como infração grave.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) transitar em marcha à ré em distâncias superiores às necessárias para manobras, é considerado infração grave. A multa é de cinco pontos na carteira de habilitação e R$ 195,23.
Não há detalhes se havia alunos no transporte coletivo no momento do ocorrido.
Deixe seu comentário sobre: "Motorista de ônibus escolar anda de ré na contramão na BR-343"