MAIS LIDAS
VER TODOS

VÍRUS

Morte de idoso é a primeira confirmada por varíola do Alasca no mundo

Vítima possivelmente teria sido infectada pelo vírus através de um arranhão de um gato de rua que ele cuidava

Da Redação

·
Doença foi descoberta em 2015
Icone Camera Foto por Departamento de Saúde do Alasca
Doença foi descoberta em 2015
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.02.2024, 11:32:19 Editado em 14.02.2024, 11:32:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A primeira morte provocada por uma rara infecção da doença conhecida como Alaskapox ou varíola do Alasca foi registrada nos Estados Unidos. Um boletim informando sobre a morte do paciente foi divulgado pelas autoridades na última sexta-feira (9). De acordo com o documento, a vítima é um idoso imunocomprometido.

continua após publicidade

Conforme informações, o idoso fazia uso de medicamentos para o tratamento de câncer, vivia na remota Península de Kenai e não teve a idade revelada. Ele teria notado um ferimento vermelho na pele da axila em setembro do ano passado. Após buscar ajuda de médicos, ele deu início a um tratamento com antibióticos, sem resultados.

- LEIA MAIS: Homem alega ter visitado ano 2118 e faz revelações sobre futuro

continua após publicidade

Nas semanas seguintes, o paciente começou a sentir fadiga e dor no ombro. Em meados de novembro, ele foi hospitalizado. De acordo com o Departamento de Saúde do Alasca, o homem morreu no final de janeiro. “O paciente residia sozinho em uma área florestal e não relatou viagens recentes e nenhum contato próximo com viagens recentes, doenças ou lesões semelhantes. Ele relatou cuidar de um gato de rua em sua residência que caçava regularmente pequenos mamíferos e frequentemente arranhava o paciente, incluindo um arranhão notável próximo à axila direita no mês anterior ao início da erupção cutânea”, diz a nota.

Ainda de acordo com o boletim, esse também foi o primeiro caso de infecção registrado fora do interior do estado americano. Isso pode ser um indicativo de que o vírus está mais disseminado do que se acreditava.

O vírus foi descoberto em 2015 e pertencer ao mesmo gênero responsável por causar a varíola. Pequenos mamíferos são tidos como os principais vetores da doença. As autoridades de saúde afirmam ainda não terem certeza de como se deu a infecção divulgada na última sexta-feira (9), mas arranhões de gato de rua indicam uma possível fonte para a doença da paciente, de acordo com o boletim.

continua após publicidade

Poucos casos da doença

Apenas seis outros casos do vírus foram relatados às autoridades de saúde do Alasca desde o primeiro em 2015. Todas as pessoas envolvidas viviam na área de Fairbanks, a mais de 483 quilômetros da Península de Kenai, disseram as autoridades de saúde. Todos tiveram casos leves e se recuperaram sem serem hospitalizados.

Fonte: informações Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Morte de idoso é a primeira confirmada por varíola do Alasca no mundo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!